domingo, 10 de outubro de 2021
A Folha, o Judiciário e a terceira via...
A Folha, a imprensa, o judiciário e a manipulação
Quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê...
A Folha decidiu dar grande destaque a criação do Novo Partido de Velhos e tradicionais políticos brasileiros. A Folha está fazendo tudo que precisa para viabilizar a terceira via nas eleições do ano que vem.
Neste sábado, dia 09/10/2021, a Folha deu grande destaque aos dois jornalistas terem recebidos o Prêmio Nobel da Paz e, ao mesmo tempo, secundarizou a noticia das 600 mil mortes no Brasil provocadas pela pandemia.
Depois de fazer uma mais uma matéria de página inteira sobre o novo partido de velhos, vi, na página A8 uma matéria com o título: Petista perde processo para jornalistas e terá de pagar R$.150 mil.
Fiquei intrigado com o título e fui ler a matéria. Uma aula prática de manipulação e de pregação do ódio...
1 – O primeiro parágrafo faz uma síntese de “pureza jornalística e jurídica”.
2 – O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que a revista Isto É NÃO cometeu abuso ao publicar a reportagem “Levei Mala de Dinheiro para Lula”, que foi capa da edição de 22 de fevereiro de 2017.
3 – O entrevistado e denunciante, Davinci Lourenço de Almeida, que privava da intimidade da cúpula da empreiteira Camargo Correa, disse TER LEVADO UMA MALA DE DÓLARES PARA LULA EM 2012.
4 – A decisão do TJ-SP é sobre matéria publicada em 2017, véspera das eleições de 2018... estamos em 2021, véspera de novas eleições.
5 – Lula disse que a reportagem era MENTIROSA e processou a revista, os jornalistas e o denunciante.
6 – Lula perdeu o processo na primeira e na segunda instâncias. A Justiça determinou que Lula pague os honorários dos advogados da revista e do denunciante...
7 – Os jornalistas e à revista se defenderam dizendo que NÃO TIVERAM QUALQUER INGERÊNCIA SOBRE O TEOR DAS AFIRMAÇÕES DO ENTREVISTADO.
8 – A revista alegou que a entrevista foi publicada em um contexto em que Lula era investigado por corrupção, de modo que s fatos tinham a verossimilhança necessária para a publicação da entrevista.
9 – O relator do processo no TJ-SP, desembargador James Siano, “afirmou na decisão que o texto teve caráter informativo”.
10 – O desembargador ainda declara: Punir o denunciante por ter prestado informações úteis e necessárias a uma investigação criminal, ensejaria o desestimulo a apuração de responsabilidades pelo cometimento de ilícitos”.
Sentindo que a matéria da Folha estava contando as coisas pela metade, fui dar uma pesquisada sobre o assunto.
Já na primeira tentativa no Google fiquei surpreso ao ver que o assunto era tratado de forma bem diferente.
Wikipedia – Davinci é um brasileiro que ganhou notoriedade em fevereiro de 2017 quando,
- POR CAUSA DE NOTICIAS FALSAS QUE ELE MESMO ORQUESTROU ON LINE,
CONSEGUIU ENGANAR JORNALISTAS E SER CAPA DS REVISTA ÉPOCA”.
Há várias matérias mostrando que Davinci é produtor de FAKE NEWS e que tem vários processos.
11 – Fica evidente que, os jornalistas usaram a manipulação de forma premeditada, quando publicaram a denúncia sabendo de antemão que não comprovariam os fatos, mas que usariam o argumento de que somente a divulgaram, sem entrar no mérito de ser verdade ou mentira.
12 - O curioso é um desembargador decidir como decidiu e neste período novamente pré-eleitoral, evidenciando uma posição antipetista...
13 – Eu não entendo muito de REGULAÇÃO DA IMPRENSA, mas que a Folha e outros meios de comunicação manipulam os fatos e as versões, isto eu não tenho dúvida e isto me deixa muito triste, pelo que a Folha poderia ser no Brasil. A Folha já está em campanha aberta contra Lula, mas isto não dá direito de a Folha ser rasteira, golpista, nem desrespeitar seus leitores históricos que sempre valorizaram a democracia, a pluralidade e a liberdade, mesmo que tenham sido presos, torturados e mortos por defenderem algo que a Folha na época ficou do lado do outro lado.
Lula só perderá esta eleição se a direita der novo golpe de Estado, se o Judiciário violentar a Constituição e a Verdade ou ainda se a direita acabar com a vida dele.
Cada dia é uma batalha. A verdade vencerá mais uma vez.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gilmar, ótimo texto. A Folha pratica o sensacionalismo envergonhado, a serviço das "zelites paulistanas". Já foi o melhor jornal de bairro de Higienópolis e da Vila Madalena
ResponderExcluir