segunda-feira, 13 de setembro de 2021
Você é de direita ou de esquerda?
Como saber se a pessoa ou o partido politico é de esquerda ou de direita?
O Brasil de alguns anos atrás não tinha racismo, não tinha preconceito com gêneros, e ensinava que os direitos e deveres eram iguais para todos. Com a redemocratização, as diferenças foram aparecendo, isto é, as pessoas passaram a explicitar estas diferenças, criando um mal-estar no primeiro momento e depois, até porque não dava para continuar negando, as pessoas e instituições tiveram que aceitar estas verdades.
Vejam a relação abaixo onde apresento temas que, ao verificar a posição das pessoas ou dos partidos políticos em relação a cada tema, fica fácil de você saber se corresponde a conceitos de esquerda ou de direita.
1 - Democracia - todos se dizem democratas, mas quando dizemos que para ser democrata é preciso respeitar a vontade do povo - os eleitores - onde cada pessoa é um voto, como forma de diferenciar do dia a dia onde os ricos controlam as empresas e instituições, impondo suas posições, muitos vão querer dizer que o judiciário pode por limite na democracia, ou mesmo o judiciário também pode por limites.
2 - Em relação ao modelo econômico que deve ou pode ser aplicado no Brasil, raramente este tema é abordado nas campanhas eleitorais, facilitando assim que os politicos enganem ou mintam para os eleitores;
3 - Em relação ao Social, as pessoas e partidos defendem uma política de inclusão social onde as prioridades sejam acabar com a pobreza ou elas defendem que cabe ao mercado regulamentar isso. Quer dizer, que cada um estude e vá trabalhar para vencer na vida...
4 - Privatização - Ha pessoas que defendem que sejam vendidas todas as empresas e serviços púbicos, cabendo aos governos apenas a fiscalização, enquanto que há outras pessoas que defendem que hajam empresas privadas e empresas públicas, como forma de garantir o serviço essencial para o povo e para o país.
5 - Você concorda que as Igrejas e a Imprensa façam campanhas para candidatos e partidos? Se sim, como respeitar os religiosos e leitores de jornais que apoiam outras pessoas e partidos, como ficam?
6 - Você concorda que empresas estrangeiras possam comprar todas as empresas brasileiras e possam controlar a educação, a saúde, o transporte e a imprensa?
7 - Você concorda que ao definir Nossa Soberania Nacional, qualquer governo que quiser alterar tenha que consultar o povo em plebiscito, em vez de os parlamentares mudarem sozinhos?
8 - Você acha correto que o judiciário e o legislativo possam destituir prefeitos, governadores e presidentes, passando por cima dos eleitores que os eleitores que os elegeram? Sem fazer um plebiscito, por exemplo? Se pode destituir e interromper o mandato, porque não se faz parlamentarismo de uma vez?
9 - É fato que existe atualmente uma crise de legitimidade dos partidos e dos políticos, você concorda em manter este sistema representativo ou concorda em se abrir um debate para implantar uma Democracia Participativa, envolvendo pessoas e instituições?
10 - Você concorda em participar e ajudar o Brasil a melhorar ou você acha que o Brasil não tem mais jeito e, se tiver oportunidade vai embora do Brasil?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário