domingo, 4 de julho de 2021
CHINA - De que o ocidente tem tanto medo?
Como enfrentar a China
Democracia ocidental é o único modelo?
Se Deus, que é a figura mais simbólica no mundo, não existe somente um, imaginem Democracias.
O Japão é uma democracia parlamentar sob uma monarquia étnica e ninguém fica perturbando dizendo que não é democracia. Só é japonês cidadão com direito a votar e ser votado, se for japonês com DNA e tudo.
Por que se diz que a melhor democracia é a americana?
As democracias europeias são mais democráticas que a americana.
A Folha publicou 16 páginas sobre o papel da China na atualidade, e aproveitou para fazer dezenas de críticas à China.
Se se pautar pela democracia americana para se comparar com o modelo chinês, podemos fazer uma longa lista de defeitos das democracias, mas os Estados Unidos não servem como bom exemplo.
Os Estados Unidos sempre foram um país belicoso, competitivo e dinâmico. Ao mesmo tempo também é um país racista, preconceituoso, militarista e imperialista.
As dezenas de intervenções diretas e indiretas nos golpes de Estado, as intervenções militares e os assassinatos sempre serviram para fragilizar os Estados Unidos.
A crise de hegemonia perante o mundo, que vivem os Estados Unidos e a Europa, particularmente quando se compara a capacidade de produzir, comercializar com todos os países e sem interferir na economia e a forma de democracia seja indicada para qual país mostra que precisamos ser mais cuidadosos e respeitosos com os países e com os seus governos e instituições.
A Folha tenta desconstruir os méritos dos chineses, como também a Folha tenta desconsiderar a imensa capacidade de produção e comercialização para abastecer o mercado internacional.
A fraqueza da China está mais na ausência da pluralidade política e cultural. Mas, quando comparado com os benefícios oferecidos pela China, faz com que muitos países, seja governo ou o mercado, prefiram a China com seus defeitos.
A imprensa já começa a falar no IMPERIALISMO CHINÊS...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário