terça-feira, 6 de abril de 2021
Números que assustam o Brasil
Brasil, que país é este?
Todo mundo acha que conhece o Brasil, mas, quando precisamos cruzar algumas informações, não é fácil de achar e toma muito tempo.
Por exemplo, todo mês o pessoal da Xp faz uma pesquisa sobre o Brasil. Uma boa iniciativa, promovida por uma empresa privada, a Xp é a corretora mais importante do Brasil atual e está querendo se transformar num grande banco...
Além de ler as pesquisas, toda vez eu procuro a página do Perfil da Amostra (% do total) e fico sempre com a sensação que eu não conheço, nem o Brasil que aparece na pesquisa, nem o Brasil que aparece no Perfil da Amostra.
Vamos verificar alguns números do Perfil da Amostra desta última pesquisa, apresentada ontem, 05 de abril de 2021...
a) Sexo: 48% masculino e 52% feminino;
b) REGIÃO: 7% no Norte; 27% no Nordeste; 44% no Sudeste; 15% no Sul; e 7% no Centro Oeste;
c) 55% dos municípios têm até 200 mil habitantes; e 45% mais de 200 mil;
d) 61% estão trabalhando e 39% não trabalham;
e) escolaridade 37% até 8a. Série; 47% ensino médio e 21% superior;
f) Idade: a pesquisa pegou apenas 1% de adolescentes entre 16 e 17 anos; 33% dos jovens entre 18 e 34 anos; 41% de adultos entre 35 e 54% e 25% de pessoas com mais de 54 anos de idade;
g) Religião: 51% são católicos; 24% são evangélicos e 17% outros ou sem;
h) RENDA –
19% ganham até UM salario mínimo (1.100,00);
28% ganham entre 1.100 e 2.200,00;
36% ganham entre 2,200 e 5.500,00;
13% ganham entre 5.500 e 22.000,00;
e 3% ganham mais de 22.000,00 por mês.
DÚVIDAS:
1 – todo mês eu fico tentando descobrir como a distribuição da renda está cruzada com a população, com a escolaridade e com o sexo.
2 – O Estado de São Paulo, com mais de 40 milhões de habitantes, com maior escolaridade e com maior renda depois de Brasilia, com certeza deve ficar com a maior parte dos melhores salários.
3 – Brasilia, por ser uma cidade-Estado, concentra a melhor distribuição de renda entre todos os 27 Estados e Distrito Federal.
4 – Que resultado temos quando cruzamos a população do Nordeste com a escolaridade e a renda?
5 – Que resultado encontraremos quando cruzarmos os números levantados mês a mês e ano a ano durante 40 anos?
6 – Privatizações - Uma das maiores curiosidades é como as privatizações feitas a partir de FHC impactaram na distribuição de renda nacional e por região. Presumo que seja escandaloso o estrago feito pelas privatizações. Há crimes nas formas de privatiza-las e no significado financeiro, politico e social de cada empresa privatizada. E o Brasil se cala e se omite ante tanta dilapidação da qualidade de vida dos brasileiros e da perda da Soberania nacional.
7 – Falar de Renda e de Cidadania, significa entender a distribuição de renda dos aposentados. Lembram que se aposentava com 5 salários mínimos e em poucos anos a aposentadoria recebida pelos velhinhos era pouco mais de UM salario mínimo? É capaz de, com a última reforma, a renda dos aposentados tenha piorado. E os velhos que não têm renda, quem cuida?
8 – Joe Biden, presidente dos Estados Unidos fala da grande classe média que construiu a América; no Japão, a classe média é de 75% da população; na Alemanha deve ser próxima ao Japão. Como é a nossa Classe Média e porque ela está empobrecendo acentuadamente? Porque o Rio Grande do Sul também está empobrecendo?
Aos poucos vamos descobrindo as respostas para estas perguntas... e assim a gente vai descobrindo QUE PAÍS É ESTE?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário