quinta-feira, 24 de setembro de 2020
E chegamos a 40 dias para Trump perder as eleições
E a imprensa alerta que Trump quer melar as eleições
Todo país precisa combinar a legitimidade com a legalidade.
A legitimidade vem do povo, e é medida pelas eleições, pelo voto de cada homem ou mulher. A legalidade vem do respeito às regras institucionais. O Judiciário deve ser estruturadp para garantir que a vontade do povo seja respeitada. Principalmente para impedir que as pessoas que estão nos cargos públicos queiram se perpetuar no poder mesmo que seja sem o apoio do povo.
Os Estados Unidos tem um processo eleitoral binário, isto é, o povo vota em seus candidatos e cada Estado tem uma proporção de delegados quem no total constitue um Colégio Eleitoral. Normalmente o resultado do votos coincidia com o resultado do colégio eleitoral. Nas últimas eleições não tem acontecido assim, porque a proporção de delegados tem feito com que alguns Estados tenha mais delelgados do que outros na proporcionalidade.
Trump quer forçar a barra, isto é, já que ele não tem votos suficientes para ganhar nas duas instâncias, ele quer abrir recursos questionando os votos pelo correio e outros tipos de votos. Assim, tentará anular votos dos democratas até ele ficar com maioria no Colégio Eleitoral.No Brasil a gente chama isto de ganhar no tapetão...
Obama, Biden e todos os líderes e personalidades dos Estados Unidos e do mundo devem se manifestar publicamente contra esta manobra de Trump.
Democracia é coisa séria e o povo precisa ser respeitado.
Faltam apenas 40 dias.
Fora Trump!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário