XP diz que eleições americanas estão quase definidas
A imprensa anda insegurança com as pesquisas das eleições americanas. Tem muitos comentaristas que escreve mais com o desejo do que com a realidade. Eu, por exemplo, torço abertamente para os democratas. Assim, meus textos tendem a fazer campanha para os democratas.
Hoje, vendo o artigo do XP sobre as eleições, no primeiro momento fiquei com a impressão que o comentarista do XP pende para Trump. Olhando com mais cuidado, ele apresenta os dados de pesquisas que mostram os democratas como favoritos no voto direto, e os republicanos como favoritos no colégio eleitoral.
Considerando a volatilidade da conjuntura, principalmente por causa da pandemia e das mais de 170 mil mortes nos Estados Unidos, vamos ver se o marqueteiro, com sua frieza no trato com os números, vai acertar ou não.
Vejam abaixo a mensagem da XP
Trump x Biden:
No agregado das pesquisas nacionais de opinião, Biden tem 7 pontos de vantagem sobre Trump e supera, em média, Clinton de 2016 em 3 pontos. No voto popular, o democrata vence o republicano em 188 das 195 pesquisas (96%) enquanto Hillary vencia em 219 das 259 pesquisas (84%) no dia das eleições. Portanto, democratas estariam em melhor situação hoje do que em 2016 e o mercado de apostas reflete vitória do Old Joe, com 53,7% de chance.
Será mesmo?
Modelo puramente matemático de Norpoth, que previu corretamente 25 das últimas 27 eleições americanas desde 1912, dá 91% de chances para reeleição de Trump.
O modelo é relativamente simples e considera principalmente que:
1) O presidente incumbente é favorito, e
2) Candidatos com melhor desempenho nas primárias do partido têm mais chances de vencer.
Quando viu Trump recebendo 85% de apoio nas primárias de New Hampshire enquanto Biden recebia apenas 8,5%, Norpoth já sabia qual seria a predição do modelo, que resulta em Trump vencendo em 362 dos 538 colégios eleitorais americanos.
Posicionamento?
Agora saiba os ativos que devem se beneficiar (+) ou ser prejudicados (-) em cada cenário. Vitória de Trump: + S&P 500, + Bancos EUA, + Tech EUA, + Saúde EUA, + Aéreas, + Petróleo, + Dólar. Vitória de Biden: + ESG, + Tech China, + Europa, + Cannabis, – S&P 500, – Bancos EUA, – Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário