A comparação é inevitável
Considero a comparação apenas de ano com ano - 2020 com 2029 - muito simplificada. Podemos dizer que 1929 com a quebra da Bolsa de Nova York, o mundo chegou a um ponto de inflexão não previsto na época. 2020, se for comparado como sendo também um ponto de inflexão, podemos aceitar a ideia...
Os pontos críticos da Europa, e por tabela, do mundo, foram as unificações da Alemanha e também da Itália. Estes dois novos países passaram a exigir um espaço na economia mundial que, para conseguir tinha que TOMAR DOS OUTROS... E tomar naquela época significava ter que ir à guerra de fato.
A Alemanha declarou guerra a França em 1870 a venceu, indo até Paris... De 1870 a 1914, a Alemanha cresceu regularmente, enquanto a França tentava recuperar um espaço internacional, mas já não tinha o mesmo fôlego que antes. Para vencer a guerra de 1914, a França precisou da ajuda determinante da Inglaterra e dos Estados Unidos. O que não contou em 1870.
No mano a mano, a Alemanha foi mostrando que "um contra o outro na Europa", só a Inglaterra poderia impedir vitória fácil.
Depois de 1914, a Europa e o mundo passaram por transformações irreversíveis...
- Já na primeira guerra mundial, como ficou conhecida a guerra entre Alemanha e Império Turco de um lado e França e Inglaterra do outro, mas contando com a participação direta e decisiva dos Estados Unidos, a Alemanha viu sua vitória escorrer entre os dedos. Estes perderam a guerra militar mas ganharam a guerra moral.
- A Rússia como sempre, vindo pelas beiradas, entrou no cenário internacional com a sua experiência comunista que assustou todo mundo. Além de derrubar o governo do czar, matou toda sua família, assustando muito tanto os monarquistas como os republicanos... Nem Napoleão assustava tanto quanto o tal do comunismo...
- A quebra da Bolsa de Nova York, embora o marco referencial seja em Nova York, nos Estados Unidos, esta crise econômica levou a Europa ao endividamento e a falta de liquidez, abrindo as portas para outras experiências totalitárias como o fascismo e o nazismo.
- O trauma da I guerra mundial ainda não estava cicatrizado e o revanchismo nazista obrigava os países a entrarem em nova guerra. O que ninguém queria, a não ser os próprios revanchistas.
- A vitória dos comunistas russos na guerra civil contra os países aliados aos que tentaram derrubar o comunismo, mesmo morrendo sete milhões de pessoas, possibilitou a construção de uma máquina de guerra para defender o governo e ao mesmo tempo inibir futuras invasões...
- A guerra civil espanhola serviu de ensaio de armas (modernas) e de técnicas psicológicas de quebra-de-autoestima dos adversários. Nesta guerra, os Estados Unidos, a Inglaterra e a França estiveram juntos com os nazistas e os fascistas, apoiando Franco alegando que a República era controlada pelos comunistas pró Rússia.
- Os filhotes de 1929, como o desemprego, a fome, o frio e a falta de perspectivas estavam provocando suas guerras locais e internacionais...
Quem tem fome, está desempregado, com fome e sem segurança, apoia que lhes promete tudo isto, mesmo que tenham que fazer novas guerras. Mas, só os revanchistas - Alemanha - queriam a guerra.
- A grande contribuição logística que os nazistas receberam foi o Japão, que tinham decidido ocupar a Ásia, tornando-a sua área de influência e controle.
- Aparentemente o mundo estava se desenhando para uma nova correlação de forças e novo modelo: A Europa para os alemães, a Ásia para os japoneses, as Américas para os americanos, deixando a África e a Índia para os ingleses... E tudo isto em nome de se combater o comunismo, materialista, que matava os ricos e destruía as Igrejas...
E ASSIM O MUNDO CAMINHOU PARA A MAIOR TRAGÉDIA DE SUA HISTÓRIA - A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
Em 2020, com o VIRUS, estamos conhecendo uma nova mudança de hegemonia. A China, a Alemanha e a Rússia, deixam de ser países de segundo plano, para serem países com mais poderes que a Inglaterra ou a França.
O virus, entre outras coisas, vai mostrando o fraco desempenho do governo americano para impedir que houvesse mais de 50 mil mortes no país. O virus está matando mais americanos do que a Guerra do Vietnã. A primeira guerra perdida pelos Estados Unidos.
Estamos caminhando para 2029...
Dizem que até 2029, pode vir uma segunda onda do virus e talvez uma terceira onda...
Ou a gente descobre vacinas eficazes contra os virus, como fizemos com as outras vacinas e outras doenças, ou podemos ser dizimados ser dar um tiro sequer... Podemos perder a guerra, não para um marciano ou extraterrestre qualquer, podemos perder nossa existência como espécie para os virus, inimigos invisíveis e imprevisíveis...
Tudo indica que, o que sobrar desta pandemia atual, obrigará a humanidade a buscar novos entendimentos e novas formas de paz, saúde e interdependência...
Como dizia Eric Hobsbawm, o século 21 não vai começar em janeiro de 2001, vai começar em 2029. Tendo o planeta Terra como nossa Pátria, ou como nosso cemitério...
Da mesma forma que reconstruímos o mundo depois da segunda guerra mundial, mais uma vez, reconstruiremos o mundo a partir de 2020 até 2029, buscando a paz, a saúde, a educação e a felicidade para todos.
Ou buscamos a Felicidade para todos,
Ou sucumbiremos no salve-se quem puder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário