Quanto tempo a democracia resistirá?
O pessoal da classe média, por vários motivos e por suas razões, afastou-se do PT do Sudeste e do Sul. A falta de iniciativa do PT para recuperar a parceria, facilitou o crescimento da direita aliada a extrema direita.
Tivemos parcerias históricas:
- Orçamento participativo;
- investimento intensivo em saúde e educação;
- valorização dos trabalhos sociais das Igreja;
- valorização da agricultura familiar;
- estímulo na criação de Conselhos e Conferências;
- discussão sobre segurança comunitária em parceria com as PM's.
- parcerias internacionais;
- valorização das universidade estaduais e federais;
- estímulo à geração de empregos e renda;
- estímulo à produção e às exportações;
- luz ara todos;
- investimento em infraestrutura;
- Minha Casa minha vida;
- valorização do salário mínimo;
- melhorias para os aposentados;
- empréstimos consignados;
- mais concursos públicos;
- valorização da indústria nacional;
- valorização dos bancos públicos;
- estes exemplos acima, fui escrevendo sem pesquisar ou ler, são apenas melhorias significativas que os governos petistas realizaram em todo Brasil.
HOUVE UMA EFETIVA MELHORIA DE VIDA.
Onde a onça pegou?
- Em dois momentos? 1 - No segundo governo Dilma, ela teve problemas sérios de relacionamento com os setores importantes da economia e da política; 2 - Quando Dilma resolveu nomear Joaquim Levy para a Fazenda, trazendo o neoliberalismo e as medidas contra os trabalhadores que a elegeram.
A partir dos dois momentos acima, que se somam à negociação de Lula com o Irã na solução das armas atômicas, juntou a fome com a vontade de comer.Os que queriam derrubar os governos do PT procuraram os americanos e trouxeram "a guerra invisível". Observe-se que Lula e Amorim negociaram com Irã de posse de carta do presidente dos Estados Unidos que os autorizam a intermediar propostas de paz. A partir daí o caldo foi entornando e os Estados Unidos foram patrocinando cursos entre agentes americanos e agentes brasileiros... Daí para o golpe de Estado foi uma questão de tempo.
O clímax do tensionamento e do esgarçamento dos tecidos sociais brasileiros vêm com o processo, totalmente inconsistente e feito às pressas para condenar Lula e impedir sua participação nas eleições. A partir do processo fajuto do triplex, as eleições perderam a lisura e os juízes envolvidos perderam a credibilidade.
Antes disto houve a implosão da Petrobras, ainda no governo Dilma. Por mais que a crise da Petrobras tenha sido partidarizada, aparelhada pelo PSDB e por juízes inescrupulosos, em vários casos, em menor ou maior grau, ficou evidente que, se todos os partidos se beneficiavam da Petrobras, entre todos também estava o PT. E isto mexeu muito com o voto de confiança que a classe média e o povo brasileiro deram ao PT e a Lula.
PRECISAMOS FAZER UM COMPROMISSO BÁSICO, com um manifesto de compromissos mínimos e fundamentais para continuar a Democracia no Brasil, com instituições, governos, imprensa e judiciário unindo-se ao legislativo e criando um CONSELHO NACIONAL DE APOIO À DEMOCRACIA E A GESTÃO PARTICIPATIVA. Nesta conjuntura, é mais pertinente do que convocar Constituinte.
O Brasil não pode andar para trás.
Precisamos continuar na construção de um Brasil para todos, com todos e de todos.
O Brasil merece respeito, de norte a sul, de leste a oeste.
Que cada um faça sua autocrítica e estenda a mão para pacificar o Brasil e restabelecer sua credibilidade internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário