Para se ter mais Democracia
Talvez por viver na França, o economista, professor e grande especialista em desigualdade econômica e social, Thomas Piketty, sinta mais necessidade de se radicalizar a democracia do que a economia.
Mas democracia não enche barriga, o que enche barriga é a economia.
Vejam estas frases tiradas da entrevista de Piquetty ao jornal Valor, no caderno Fim de Semana:
1 - A União Europeia não encontrará seu rumo enquanto suas decisões derivarem do embate de seus ministros de FINANÇAS e não dos eleitos pelos parlamentos nacionais.Leiam o livro "Por uma Europa Democrática".
2 - Os países mais ricos do mundo adotam, á mais de um século, uma política de progressividade fiscal cujo desconhecimento no BRASIL bloqueia seu desenvolvimento.
3 - OS PAÍSES MAIS RICOS SE DESENVOLVERAM PORQUE DISTRIBUÍRAM. Leiam o livro "Tributação e Desigualdade".
4 - é preciso mudar a organização política da Europa e do mundo.
5 - A unanimidade serve para travar decisões modernizadoras. O ponto é dotar uma assembleia europeia do poder de tomar decisões. QUEM TIVER A MAIORIA COMANDA.
6 - Lamento que Macron, na França, tenha optado por uma reforma que dribla a necessidade de melhorar a representação dos sindicatos e dos assalariados na gestão das empresas.
7 - Nos modelos alemão e sueco, há forte presença dos sindicatos e dos assalariados desde os anos 1950 (pós guerra), nos conselhos de administração das empresas. São representantes que não se limitam a uma presença consultiva. ELES TÊM PODER DELIBERATIVO.
8 - Na Suécia, um terço dos assentos dos conselhos de administração das empresas é composto por representantes dos empregados.
9 - Na Alemanha, os trabalhadores ocupam metade dos assentos e participam das decisões estratégicas das empresas.
10 - A França, como também o Reino Unido e os Estados Unidos, sempre se recusaram a isso com o argumento de que todo o poder é dos acionistas.
11 - MACRON CEDEU AO PATRONATO FRANCÊS.
12 - Só os choques violentos é que transformaram o status quo das elites que rejeitavam a redução das desigualdades.
13 - No caso do BRASIL, há de fato um nível de concentração muito excessivo para o país se desenvolver. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Só concorre com a África do Sul, que saiu do apartheid recentemente.
Nas próximas edições, teremos mais depoimentos relevantes do grande economista Thomas Piquetty.
Nem tudo está perdido...
Nenhum comentário:
Postar um comentário