Feridas Abertas
“O golpe em curso no Brasil se insere no processo internacional da contrarrevolução neoliberal que está construindo estados constitucionais não democráticos pelo mundo inteiro.
Os golpistas estão divididos e enfrentam dificuldades para lidar com a crise de legitimidade decorrente do golpe, mas estão unificados programaticamente.
E esse programa põe em questão princípios fundamentais do pensamento democrático do pós-guerra, gerando um cenário de instabilidade , ódio e intolerância”.
A avaliação é do cientista político Juarez Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aponta graves conseqüências desse quadro nos planos nacional e internacional.
“Os valores fundamentais da paz, da liberdade, dos direitos humanos, do pluralismo e da tolerância estão em questão e é por isso que falo que estamos vivendo uma crise civilizacional”, diz o cientista político em entrevista ao Sul21.
O texto acima foi reproduzido do Conversa Afiada,
que reproduziu a desafiadora entrevista do professor Juarez Guimarães.
...
Para provar que o professor Juarez Guimarães está certo,
veja parte do artigo de Gilles Lapouge, publicado no
Estadão de ontem, 27/07/2017, referindo-se às intervenções
militares e imperialistas do Ocidente:
“A Líbia é uma ferida aberta,
tanto para a África quanto para a Europa, desde que, em 2011, o então presidente francês, Nicolas Sarkozy, teve a péssima ideia de levar o Ocidente à guerra na Líbia – matando no meio do processo Muamar Kadafi, déspota que era odioso, mas pelo menos mantinha a ordem e a paz nessa região explosiva do Norte da África.
Despojada de seu líder, a Líbia se partiu em pedaços,
tribos, clãs, facções, bandidos, traficantes e jihadistas.
Desde então, o caos é total.
Destituídos de tudo, extorquidos por todos, líbios miseráveis e famintos ficam à mercê de “atravessadores” que os fazem cruzar o Mediterrâneo em barcos caindo aos pedaços. Naufragam à vista da costa italiana. Os que sobrevivem, repelidos em todas as fronteiras, rondam uma Europa a cada dia mais trancafiada.”
É este o futuro da humanidade?
O Brasil está sendo parte desta tragédia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário