segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Sadia e a BRF também tem NEGROS

Pelo menos na propaganda...

A BRF, empresa controladora da Sadia e da Perdigão, lançou há um tempo atras, uma série de anúncios com fotografias de funcionarios todos BRANCOS! Nenhum negro ou negra.

Fiz a anticampanha. Isto é, toda vez que saia um novo anúncio sem negros, eu fazia um texto para o blog e face mostrando o erro da campanha e cobrando a presença de negros. Cobrava também a Nizan Guanaes, dono da empresa de publicidade, e baiano de Salvador, cidade mais negra do Brasil.

Hoje, depois de folhear os jornais, quase sem perceber, vi que a capa do caderno Cotidiano da Folha, tinha um anúncio padrão americano dos anos 50...

Vejam a foto "superior":




Chamou-me atenção o fato de a foto de baixo ser colorida, enquanto a de cima era em preto-e-branco. De repente percebi que a foto colorida era de UMA FAMÍLIA NEGRA e sorridente, segurando um belo prato com um frango assado. Uma beleza!

Vejam a foto da parte "inferior":



A Sadia, originalmente era uma empresa de catarinenses, agora é da BRF, empresa que tem vários acionistas e entre eles Abilio Diniz. A BRF no ano passado teve prejuízo pela primeira vez. Não se sabe se teve a ver com Abilio ou com a propaganda "sem negros".

Agora, com a nova série de propagandas COM NEGROS E NEGRAS, que são 54% da população brasileira, esperamos que a BRF volte a ter lucros, muitos lucros. Afinal, nos tempos da vovó os negros eram violentamente reprimidos e nem pensavam em aparecer em propaganda para descendentes de alemães e italianos.

Agora tem grandes lideranças negras e até as agências de publicidade reconhecem a importância de se refletir o BRASIL REAL em vez de se insistir no Brasil Imaginário...

Vejam as duas fotos:



Viva para os negros!
Viva para a Sadia!
Viva para a BRF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário