quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Tom Zé e a radio 98.9

Os velhos e novos tempos

Ontem Tom Zé fez aniversário. Comemorou 80 anos de vida. Uma baita vida, por sinal. Quando saí do banco e peguei a avenida Heitor Penteado para ir para o centro, liguei o radio do carro e estava sintonizado na rádio USP. Tocava uma boa música brasileira, como sempre.

Como o pessoal que gosta da rádio 98.9, Rádio Brasil Atual, pediu-me para ouvir a nova rádio que também toca músicas brasileiras e dá notícias com um olhar que as outras rádios não dão, resolvi apertão o botão quatro, onde já está fixada a 98.9. Para minha surpresa, ouvi a voz de Tom Zé... era uma entrevista.

Fiquei um tempão ouvindo as histórias de Tom Zé. História da Tropicália e de como ele foi redescoberto. Outra história que gosto muito é quando ele fala de Irará. Para quem não sabe, Irará, fica perto de Serrinha, minha cidade na Bahia. São apenas 75 quilômetros e uma hora e pouco de estrada...

Gostei muito de ouvir a radio 98.9 valorizar as nossas histórias, como a vida de Tom Zé e a Tropicália. Depois fiquei ouvindo as outras músicas e as outras conversas. Não ouvi nenhuma música de Chico, de Gal, de Caetano ou de Milton Nascimento, ou de Elis Regina ou ainda Nara Leão. Só tinham músicas mais novas... Mas eu, como Tom Zé, já sou velhinho e gosto de músicas antigas. Por exemplo, eu adoro o programa "Memória Musical", da rádio USP.

Agora tenho mais uma opção de música e notícias. Quando quiser ouvir músicas brasileiras mais antigas ou um frevo, coloco na rádio USP; quando quiser ouvir música brasileira mais jovem, coloco na radio 98.9; quando quiser ouvir musica clássica, coloco na Cultura FM; quando quiser ouvir Kennedy Alencar, coloco na CBN e quando quiser ouvir Zé Simão com Boechat, coloco na Band FM.

Faça também um teste. Fixe no dial do seu carro o numero 98.9 e comece a ouvir uma rádio diferente. Uma rádio para jovens e maduros que gostam de música brasileira jovem e de comentários joviais. Você vai se sentir mais jovem. Sem prejuízo de suas saudades...

E viva Tom Zé!
Viva Irará, na Bahia!
Viva a Tropicália!
Viva a radio 98.9!

Nenhum comentário:

Postar um comentário