segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Eleições e Mega Sena

No Brasil, tudo é possível

Recebi uma mensagem de uma militante experiente e sensata sobre o resultado eleitoral em São Paulo  que, mais uma vez, quero compartilhar com vocês. A mensagem dizia o seguinte:

"Totalmente surpreendente o resultado com o que vivemos nas ruas. O nome Doria começou a ser citado pelo povo na quinta-feira. Antes, era apenas Russomano e Marta."

Um outro militante, indignado, disse:
"Será que dá para confiar nas urnas eletrônicas?"

Há tempos que venho dizendo que as urnas eletrônicas,
para mim, são iguais aos resultados da mega sena.

Se vocês acompanharem os resultados da mega sena, mesmo o Estado de São Paulo correspondendo a 30% do volume de dinheiro apostado, raramente sai uma bolada para nosso estado. O comum é sair prêmios menores de até 20 milhões. Os grandes prêmios costumam sair para cidades menores e em outros estados. Os próprios funcionários das lotéricas comentam isso. Parece que Deus é generoso e faz distribuição de renda...

Já os resultados eleitorais, a imagem que tenho é que houve algo esquisito de uns dez anos para cá, como exercício para provar que era possível ter uma mãozinha das Forças Ocultas. E com o tempo o pessoal foi ampliando a magia negra. Hoje, a cada eleição eu ouço sempre a mesma história, as pessoas estranhando os resultados e a Folha deixando de fazer boca de urna, já que o Ibope erra muito, antes, durante e depois das eleições. Se não podemos confiar no Judiciário atual, nem nos políticos, porque ter tanta fé nas urnas eletrônicas?

Como sou da área bancária e estou acostumado a ver bancos sofrer intervenções do Banco Central, mesmo tendo todos eles passados por auditorias independentes e internacionais, ao perguntar sobre a mega sena, sempre ouvi que tinha auditoria internacional. Como acreditar nas auditorias nacionais e internacionais?

Já sobre as urnas eletrônicas, não conheço nenhum país que tenha copiado esta genialidade brasileira. Será que o mundo está errado? Por que não fazer as duas regras: urna eletrônica com cédulas, para poder ser conferido se houver desconfiança. Nossa tradição de não poder confiar em governos e em políticos só reforça esta desconfiança.

Enfim, mesmo desconfiando do sistema eleitoral e da possibilidade de manipulação no sorteio da mega sena, continuo votando e fazendo uma fezinha. Afinal, dizem que Deus é brasileiro e Caminhas já dizia que aqui plantando tudo dá...

Aqui no Brasil, tudo é possível.
Inclusive o voto ser tão secreto que o eleitor vote em um candidato e ao ser transmitido eletronicamente ele se converta em voto para outro candidato e o sorteio da  mega sena fazer distribuição de renda sem respeitar a estatística e a probabilidade...

Tudo é possível neste mundo cibernético...

Nenhum comentário:

Postar um comentário