terça-feira, 8 de dezembro de 2015

BTG, a cadeia, os clientes e os funcionários

A imprensa é sádica?

Ontem o jornal Valor deu matéria de capa: "O que faço em Bangu 8?", referindo-se ao presidente e dono do BTG, André Esteves. O próprio jornal diz que "André Esteves foi preso sob suspeita de dar auxílio financeiro a um suposto plano de fuga do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró".

Olhem os detalhes na própria matéria de capa: suspeito de auxiliar um suposto plano de fuga. Isto é, foi parar em Bangu 8 por ser suspeito de um suposto plano...

No jornal Valor de hoje, dia 09/12/15, André Esteves volta à capa do jornal, desta vez em conjunto com Delcídio Amaral. Ambos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por "impedir e embaraçar" as investigações da Operação Lava Jato, e concurso em "patrocínio infiel" (contribuir para que advogado atue contra os interesses do próprio cliente).

Ao abrir hoje à tarde o site da Uol, deparo-me com a matéria:

"Vida de Bilionário na Cadeia

Cama de concreto, ratos e cabeça raspada

(Bloomberg) -- Há 12 dias, André Esteves foi levado para uma cela com camas de concreto. A cabeça dele foi raspada. Alguns de seus companheiros são ratos, atraídos pelo aterro sanitário vizinho à prisão.
O banqueiro de 47 anos ainda é bilionário, mas tem que usar um sanitário sem porta estilo turco --ou "boi'', como chamado por detentos-- no famoso complexo penitenciário de Bangu, no subúrbio do Rio de Janeiro.
Do lado de fora, o cheiro das valas de esgoto se mistura com o aroma de terra batida e frituras que as mulheres compram para seus maridos presos de vendedores em frente ao presídio.
Do lado de dentro, o ex-presidente do conselho e ex-CEO do Grupo BTG Pactual, o maior banco de investimento independente da América Latina, toma banho com um sabão em barra, que se vindo de fora é cortado em fatias por guardas na revista em busca de contrabando."
Más notícias...
Vejo também em outras matérias que o banco está sendo reestruturado, funcionários estão ameaçados de demissões, o banco está vendendo ativos, pegando dinheiro emprestado e ameaçado pelo Banco Central. Os clientes e funcionários estão inseguros.
Será que a imprensa é sádica? O que acha disto tudo a Fenaban - Federação Nacional dos Bancos? E a Bolsa de Valores, que ganhou tanto dinheiro com o BTG? Onde vamos parar? 
Antes de ser condenado, André Esteves precisa passar por tanta humilhação? Isto é normal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário