domingo, 4 de outubro de 2015

Jacy Afonso faz aniversário e opta por novos caminhos

Uma vida com muita vontade de ajudar

Mesmo já sendo avô, apesar de continuar jovem, por ser mais novo do que nós, Afonso, como nós o chamamos continua sendo um grande sonhador. Ainda bem jovem, foi um dos fundadores do PT e da CUT em Brasília. Como funcionário do Banco do Brasil sempre esteve nas lutas em defesa do banco, dos bancários e da classe trabalhadora.

Mineiro, como a maioria dos moradores de Brasília, sempre combinou a fala mansa dos mineiros com a perseverança dos candangos. Gosta de música e de cultura, gosta de fazer amigos e apontar caminhos. A CUT de Brasília foi a primeira CUT a ter sede própria e foi comprada por Afonso e colegas.

Nesta semana soubemos por Afonso que ele não faria parte da nova direção a ser eleita no 12o. CONCUT. Muita gente escreveu no facebook lamentando a desistência e os possíveis motivos que o levou a desistir de concorrer. Nós, que convivemos com Afonso há mais de 30 anos, mesmo nos últimos anos tendo algumas diferenças com ele, sempre achamos que ele contribui muito, mas que nem ele nem ninguém precisa ficar tempo demais no mesmo lugar. Afonso vai continuar ajudando e sendo nosso amigo de sempre.

Afonso tem uma memória privilegiada. E, pelas experiências vividas, considerando que muitos jovens não viveram o que vivemos, penso que nossa geração precisa escrever contando nossas experiências e nossos olhares. Hoje vi um pai militante no facebook lamentar que os filhos tornaram-se reacionários e apoiadores de Bolsonaro. Mais um motivo para não esquecer nossas histórias e nossas lutas. Nossos filhos têm direito de ser diferente dos pais, mas precisamos valorizar mais o lado familiar, além da política, assim temos mais chance de evitar que os filhos virem reacionários. Afonso que sempre cuidou bem da família, pode contar suas histórias em livro e servir como exemplo.

Parabéns e vamos que vamos, porque o tempo não pára, como dizia Cazuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário