terça-feira, 7 de julho de 2015

Santander entrega proposta de compra do HSBC Brasil

Quem vai comprar?

O Banco Santander Brasil formalizou a entrega de nova proposta para comprar o HSBC Brasil. Assim, continua a disputa entre o Bradesco, o Itaú e o Santander. Quem vai comprar? Até o final de julho ficaremos sabendo.

Matéria do jornal o Globo de hoje traz mais informações sobre a disputa.

O Banco Central do Brasil tem sido informado sobre as negociações. Da outra vez que surgiu o boato de que o Santander no Brasil estava sendo negociado pelo Bradesco e o Banco do Brasil, o Banco Central também ficou observando, mas todos sabemos que o governo brasileiro interveio no processo desestimulando qualquer iniciativa do Banco do Brasil. O Bradesco sozinho não tinha perna para tanto...

Realçamos o debate sobre a saída da sede do HSBC de Curitiba, Paraná, gerando desemprego e redução de investimentos tanto na capital como no Estado do Paraná. Qualquer que seja o comprador do HSBC Brasil, a sede será transferida para São Paulo, aumentando ainda mais a concentração do Sistema Financeiro Nacional e o poder do Estado de São Paulo sobre os demais Estados brasileiros.

Enquanto o mundo discute a superação do Sistema Financeiro como forma de democratizar a economia, o Brasil continua centralizando e concentrando os bancos em poucas unidades nacionais. Um país tão grande e tão heterogêneo terá que satisfazer-se com apenas cinco bancos detendo 80% de todas as operações. Sendo que, de cinco, dois são de propriedade do governo federal.

Para onde caminha o Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário