quinta-feira, 30 de julho de 2015

Reajuste dos Aposentados e Salário Mínimo

Demagogia e Enganação

Várias pessoas me pararam nas ruas perguntando por que a presidente Dilma vetou o projeto de lei que iguala o reajuste dos aposentados ao reajuste do Salário Mínimo.

Eu não tive dúvida em responder:

Por que a presidente não é demagoga, não engana e respeita tanto os aposentados quanto os trabalhadores que ganham um salário mínimo. Os parlamentares que aprovaram este projeto de reajuste, fizeram isto como forma de desgastar a presidente e o PT, fizeram por mera provocação, demagogia e enganação.

Uma coisa é ter uma lei de reajuste dos salários dos aposentados em geral que garanta o poder de compra dos aposentados.

Outra coisa é a lei específica de valorização do Salário Mínimo, criada por Lula e Marinho, governo e CUT, que possibilitou haver uma significativa melhoria do poder de compra dos trabalhadores de baixa renda.

Se Dilma aprovasse a lei que subordina o reajuste dos aposentados ao reajuste do salário mínimo, aconteceria o mesmo que aconteceu no governo FHC, quando o salário mínimo valia apenas R$80,00. Hoje o salário mínimo é muito maior, graças a política de valorização feita por Lula e mantida por Dilma.

Há perda do poder aquisitivo dos aposentados? Evidente que sim. Porém, não é acabando com o salário mínimo que vamos salvar os aposentados. Quem disser o contrário estará mentindo, enganando e fazendo demagogia.

Queremos que todos os aposentados preservem o poder de compra e a dignidade.

Queremos que o Salário Mínimo continue sendo valorizado como política de melhor distribuição de renda e de inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário