Vacas Gordas e Vacas Magras
Os neoliberais estão comemorando a paralisia da economia.
Levy está conseguindo parar o Brasil sem decretar lock out - greve patronal. Ao mesmo tempo os empresários estão aproveitando a paralisia da economia para ajustar seus custos, demitindo gente e parando de investir. O desemprego está crescendo aceleradamente! E os trabalhadores estão órfãos.
É o Enigma:
A economia parou em função da política ter desandado;
ou a política desandou porque a economia parou?
Ambas as respostas passa pela presidência da República e pelo Congresso Nacional. Logo, a questão mais importante é política. Já que a decisão de fazer um ajuste radical foi da presidente Dilma.
Como Dilma perdeu a governabilidade para o Congresso Nacional, que virou um grande balcão de negócios. A impressão que fica é que o Brasil perdeu o rumo. Para complicar, o Judiciário também virou de cabeça para baixo. Agora todo mundo manda e a hierarquia constitucional desapareceu.
Cabe aos formadores de opinião da oposição repetirem milhões de vezes que a economia parou de crescer, a política desgovernou-se e que tudo isto é parte do fim das Vacas Gordas na Economia e o começo das Vacas Magras.
Sendo que as Vacas Magras representam o fracasso do projeto desenvolvimentista, de crescimento econômico com inclusão social e distribuição de renda. Que o melhor é o projeto neoliberal, com arrocho salarial, desemprego alto como na Espanha que chega a 25% e concentração de renda.
E cabe a nós, desenvolvimentistas e democratas, defender o projeto de participação de todos os setores da sociedade na construção de um grande país, sem entreguismo nem centralismo.
Como vivemos num país democrático, o povo pode escolher pelo voto tanto um projeto como o outro. Para isto temos eleições regularmente. O problema é que os políticos ficam mudando as regras eleitorais conforme suas conveniências, tentando enganar o povo.
Outro problema é que, enquanto na Bíblia e no Egito, o período de Vacas Magras durou sete anos, no Brasil a crise dura muito mais... e o povo sofre muito mais até votar para mudar os governos.
Realmente estamos encerrando um ciclo, mas o novo, o que vem no lugar ainda não apareceu no horizonte. Tudo indica que vem mais conservadorismo.
Mas a vida continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário