sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Uma nova História da Arte

A mesma Arte vista de forma distinta

"O que é arte e onde ela começou? Por que nós a fazemos e por que ela muda? Essas são algumas das muitas questões discutidas por Julian Bell na nova história da arte para o século XXI.

Desde que o ser humano começou a dar forma a materiais brutos até a instalação das mais modernas galerias, as pessoas sempre se sentiram atraídas pela criação de imagens, em todos os lugares do mundo.

Estilos e períodos vieram e se foram, e todavia elos intrigantes entre tradições aparentemente distantes ainda estão por ser explicados. Bell, ele próprio pintor, vale-se de uma vasta gama de objetos - alguns conhecidos, outros nem tanto - para mostrar que a arte é um produto de nossa experiência comum; que, à maneira de um espelho, ela pode refletir a condição humana e nossas preocupações culturais mais básicas.

Evitando o caminho seguido por histórias anteriores, Bell optou cuidadosamente por uma perspectiva global, criando justaposições que instigam e esclarecem o leitor: figuras dançantes de bronze do sul da Índia, esculturas românicas, tetos barrocos e manuscritos persas que parecem jóias são discutidos lado a lado, como testemunhos extraordinários de nosso instinto criativo universal."

Mais uma contribuição para se entender o mundo e a vida.
Mais uma contribuição para que possamos estimular a Arte e a Solidariedade.
Mesmo estando vivendo momentos tão difíceis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário