domingo, 4 de janeiro de 2015

O que temos a ver com a Índia?

Alemão, chinês ou indiano:
Qual é o melhor modelo?

Conhecemos a capacidade militar dos alemães.
Conhecemos a capacidade produtiva dos chineses.
Mas, o que sabemos sobre a Índia?
Nem livros em português sobre a História da Índia nós temos.
E a história da humanidade passou pela Índia e tende a voltar a passar.

Com a criação dos BRICS - o bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África dos Sul, os brasileiros passaram a ter mais notícias sobre a Índia, deixando de saber apenas notícias sobre Buda, a cultura musical da Índia ou ainda sobre sua pobreza. Como o segundo país do mundo a ter mais de um bilhão de habitantes, além do fato de ter forte influência da cultura inglesa, a Índia tende a voltar a ser muito importante no cenário internacional.

Como não descobri um bom livro^sobre a Índia traduzido para o português, acabei importando o livro "Índia - a History" de autoria da John Keay. O autor, que como o nome mostra, não é indiano, mas um historiador, escritor conhecido mundialmente como expert em Sul da Ásia. Ele é também autor de mais de dez livros.

Este livro, apesar de estar em inglês e eu ainda não ter pleno domínio da língua, tem sido de grande utilidade para eu descobrir informações que eu nunca tinha imaginado antes. Uma outra alternativa à ausência de livros sobre a Índia em português, é pesquisar na internet.

Por terem o inglês como segunda língua, os indianos gozam de certa vantagem sobre os brasileiros. Mas, como temos apenas um pouco de duzentos milhões de habitantes, ante mais de um bilhão na Índia, creio que podemos compensar esta desvantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário