quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dúvidas para 2015 - Emprego e Salário

Vacas Magras ou Vacas Gordas?

Os neoliberais defendem que o Brasil tenha um período de Vacas Magras, com mais desemprego e mais arrocho salarial como forma de equilibrar a economia. Os mesmos neoliberais não falam em conter os lucros das empresas, as remessas de lucro para o exterior, combater a sonegação e as manobras tributárias...

Já os desenvolvimentistas prometem que é possível conter um pouco os empregos e os salários, sem sacrificar muito os trabalhadores, principalmente os que já estão empregados, desde que, ao mesmo tempo se faça uma reforma tributária, se melhore a tabela de Imposto de Renda e se aumente as exportações.

Enquanto o governo vai tocando a economia agradando ora aos empresários e ora aos trabalhadores, ficamos sem saber se estamos passando por um período de Vacas Magras ou de Vacas Gordas. Na verdade, Vacas Gordas mesmo nós só tivemos no período do presidente Lula. Com Dilma tivemos muitas políticas públicas e a manutenção da política salarial da época de Lula. Já com FHC, além das privatizações, tivemos muito arrocho salarial e desemprego.

Em 2015, precisamos conter a inflação, manter os salários e os empregos, retomar as exportações, mesmo que seja necessário um critério tributário especial para as empresas exportadoras e um maior controle sobre o câmbio. Além da importância de se manter as políticas públicas.

A dúvida, portanto, é se teremos uma recessão de esquerda, ou uma recessão de direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário