quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Rupturas e Renovações

Como dar um salto de qualidade no Brasil?

O Brasil tem uma História de acomodação e negação. Surge o discurso do novo, o povo começa a movimentar-se e, quando pensa a coisa vai, o país para e acomoda-se. Como a lenda de Sísifo, Há vários séculos esta nossa história se repete. Falsas guerras e falsas revoluções...

A Europa, ao contrário do Brasil e da América Latina, é sempre um barril de pólvoras com revoluções nacionais que se espalham pelo continente e depois contaminam o mundo... As transformações atuais ainda estão para ser bem escritas e analisadas, mas o maior evento do século passado, a segunda guerra mundial, já está bem documentado e temos um ótimo livro para entender o que se passou depois dele.

O livro "Pós-Guerra - Uma História da Europa desde 1945", de Tony Judt é um livro para ser sempre relido. Depois de tudo que está mostrado no livro, tivemos a implosão da União Soviética no final do século vinte e suas profundas mudanças na Europa e no mundo.

Ao estudar o passado podemos descobrir como lidar com o presente
e apontar para um futuro melhor para todos.
Nestas férias, em vez de perder tempo com jornais ruins e manipuladores, leia bons livros e descubra seu novo mundo e sua nova vida.

Feliz 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário