segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Livro das Maravilhas

Com este nome, quase ninguém o conhece

Como vivemos numa época de auto-ajuda, quem ver o título acima tende a pensar que é mais um livro estimulando as pessoas a ser feliz. Como ser feliz numa época tão confusa? Ser uma Poliana ou um Cândido? Talvez...

Mas o livro com o título: "O Livro das Maravilhas" é o livro escrito a partir dos depoimentos de Marco Polo relatando sua convivência de longos anos na China, quando o mundo ocidental ainda não conhecia o Império do Meio. É um dos livros mais interessantes que já vi.

"No fim do século XIII, a Europa cristã prepara-se para o grande mergulho que, da perda da Terra Santa à Peste Negra e da Peste Negra ao Grande Cisma, a conduzirá para a Renascença.

O mundo islâmico sofre o ataque mongol. O Califado, o Bizâncio e o Santo Império Germânico entram em declínio. É nesta época transitória que três mercadores venezianos, Nicola, Mafeo e Marco Polo, vão deixar sua marca no mundo... "

Minha impressão é que estamos vivendo uma época parecida com esta. A Europa em profunda transição, os Estados Unidos perdendo o controle da situação e a Ásia emergindo para retomar seu lugar na História. A África e a América Latina vem mais atrasados, mas estão buscando também seus caminhos.

Procurem nas livrarias e leiam. O Livro de Marco Polo, o livro das maravilhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário