quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Brasil e as Verdades

O Brasil não conhece o Brasil

Na música de Chico Buarque "O Brazil não conhece o Brasil", mas, estamos passando por tantas mudanças e transformações que fazem com que o Brasil não conheça o Brasil.

O debate sobre a Comissão Nacional da Verdade aflorou as mortes, torturas, perseguições, exílios e demissões. Muita gente preferiria que estas verdades continuassem encobertas, fazendo de conta que não houve nada durante a ditadura militar. Ao aflorar as informações, afloram também nossas contradições.

A Lei Maria da Penha contra a violência masculina contra as mulheres também aflora a violência doméstica e fora do lar. O noticiário evidencia o quanto nossa sociedade é violenta.

O debate sobre etnia e questão racial evidência o quanto os negros e negras continuam secundarizados no Brasil. E olhem que já houve muito progresso! 

Quando falamos sobre Liberdade e Diversidade de Imprensa, a verdade continua constrangedora. Temos na prática pouca liberdade e menos ainda Diversidade.

Chegando aos partidos políticos nosso constrangimento também aumenta. Temos 22 partidos políticos e é como não tivéssemos nenhum...

Aos pouco vemos que nosso judiciário deixa muito a desejar em relação à Justiça. 

Nosso sistema de segurança passa a impressão que está sobre controle dos traficantes e da ineficiência. Só são eficientes na proteção dos ricos...

Quando chegamos no sistema educacional, temos estatísticas boas mas temos conteúdo de menos.

Para o Brasil conhecer o Brasil, precisamos melhorar todos os temas acima. E a responsabilidade não é apenas do governo, passa por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário