terça-feira, 30 de dezembro de 2014

É possível ficar rico sozinho?

Qual é o segredo da riqueza?

Podemos tentar descobrir as duas perguntas acima lendo dois livros bem distintos.

O primeiro é brasileiro e tenta mostrar como os milhões de brasileiros moradores de Favelas e Periferias melhoraram de vida e passaram a ser consumidores da Nova Classe Média. O título do livro é: "Um país chamado Favela", de autoria de Renato Meirellles & Celso Athayde. O livro retrata a profunda transformação que o Brasil passou desde o fim do período de inflação escandalosa com o Plano Real de FHC até o Período de Ouro de Lula com sua distribuição de renda, inclusão social e crescimento econômico.

O segundo livro fala do mundo pré-capitalista e o início do capitalismo. Seu nome é "O Desconforto da Riqueza - A cultura holandesa na época de ouro", seu autor é Simon Schama. A partir das experiências holandesas, a Inglaterra vai desenvolver o capitalismo e conquistar o mundo. O modo de vida que temos hoje tem muito a ver com estes dois países, além do lusitano, é claro. Como diz Chico Buarque.

"A próspera república holandesa do século XVII foi uma experiencia político-social tão singular quanto a democracia americana em seus primórdios. Criar uma nação a partir de um conjunto de províncias e comunidades díspares, construir uma identidade coletiva e se tornar uma potência mujndial em menos de um século não era tarefa simples.

Atento aos detalhes cotidianos, aos pequenos eventos, Simon encontra no âmago do imaginário holandês um dilema ético central: como conciliar riqueza e moralidade, como fundar uma comunidade moral respirando o doce aroma da prosperidade?"

 Não são os mesmos dilemas de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário