sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ato Falho do Santander

Campanha eleitoral e jogo sujo

Não vi nos jornais, mas recebi de leitores amigos o artigo do Blog de Fernando Rodrigues, jornalista dos sérios da Folha. Este Ato Falho do Santander mostra mais uma etapa do jogo sujo da oposição ao governo Dilma. É o "sem querer, querendo". 

E pensar que a president Dilma desautorizou o Banco do Brasil e o Bradesco a comprarem o Santander Brasil. Quem com ferro fere, com ferro será ferido…

Leiam o bom artigo de Fernando Rodrigo.

Sucesso de Dilma deteriora economia,
diz Santander a clientes ricos

Fernando Rodrigues - blog
25/07/2014 07:12

O Banco Santander enviou neste mês de julho de 2014 aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil.
A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil. Diz que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair.
O texto vem sob o título “Você e seu dinheiro” e orienta os clientes do Santander: um cenário eleitoral favorável à petista reverterá “parte das altas recentes” na Bolsa.
Eis a reprodução do extrato:
"Você e Seu Dinheiro
A economia brasileira continua apresentando baixo crescimento, inflação alta e deficit em conta-corrente. A quebra de confiança e o pessimismo crescente em relação ao Brasil em derrubar ainda mais a popularidade da presidente, que vem caindo nas últimas pesquisas, e que tem contribuído para a subida do Ibovespa. Difícil saber até quando vai durar esse cenário e qual será o desdobramento final de uma queda ainda maior de Dilma Rousseff nas pesquisas. Se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Bovespa cairia, revertendo parte das altas recentes. Esse último cenário estaria mais de acordo com a deterioração de nossos fundamentos macroeconômicos.
Diante desse cenário, converse com o seu Gerente de Relacionamento Select para alocar os seus investimentos da maneira mais adequada ao seu perfil de investimento."
O documento do Santander ao seus correntistas mais abastados contém uma análise que já frequentava o mercado financeiro brasileiro de forma difusa, mas nunca de maneira institucional por um grande banco.
Esse tipo de comportamento do mercado não é novo. Desde a primeira eleição direta pós-ditadura ocorrem interpretações nesse sentido. Em 1989, o empresário Mário Amato deu uma entrevista dizendo que se o petista Luiz Inácio Lula da Silva ganhasse naquele ano, 800 mil empresários deixariam o Brasil.
Em 2002, quando o mercado financeiro novamente ficou apreensivo com uma possível vitória de Lula, o analista Daniel Tenengauzer, do banco Goldman Sachs, chegou a inventar o “lulômetro”, que previa a cotação futura do dólar caso o petista fosse eleito. Tenengauzer acabou repreendido pelo banco, que considerou “leviano” e de “mau gosto” o nome de seu modelo matemático.
O Santander confirmou a autenticidade do documento ao qual o Blog teve acesso. Em nota, disse adotar critérios “exclusivamente técnicos” em suas análises econômicas, “sem qualquer viés político ou partidário”.
O banco reconhece que o texto enviado a seus clientes “pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz” (de se ater a análises mais técnicas). A instituição emitiu uma nota na qual pede desculpas ao seus correntistas e diz que adotará providências internas.
De capital espanhol, o Santander é o 5º maior banco e o 1º estrangeiro em atuação no Brasil. Fica atrás de Banco do Brasil, Itaú, Caixa e Bradesco. Em 2000, massificou sua operação de varejo ao comprar o Banespa, o antigo banco estatal que pertenceu ao governo paulista.
Abaixo, a íntegra da nota do Santander:
“O Santander esclarece que adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas, que ficam restritas à discussão de variáveis que possam afetar os investimentos dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. O texto veiculado na coluna ‘Você e Seu Dinheiro’, no extrato mensal enviado aos clientes do segmento Select, pode permitir interpretações que não são aderentes a essa diretriz. A instituição pede desculpas aos seus clientes e acrescenta que estão sendo tomadas as providências para assegurar que nenhum comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação.”   (Bruno Lupion)

16 comentários:

  1. Exatamente, quem com ferro fere, com ferro será ferido...há 2 anos aproximados seu Emilio Botin esteve no Brasil com a presidente Dilma e tudo parecia bem.... aliás onde há fumaça, há fogo. Alguem pode explicar o que acontece com o banqueiro em relaçao ao Brasil???? lembro que ele disse ao encontro com Dilma que o Santander faria parceria para um investimento social em financiamento de petrolífera....alguem se lembra??

    ResponderExcluir
  2. Pegou muito mal para o banco Santander. Funcionário responsável foi demitido? Queremos respostas. Filho de Geraldo Alkmin trabalha nesse banco. Quem mandou Dilma dar tanta bola para o Sr. Botin?
    Agora olha o que recebe em troca.Esse banco só lucra nesse país e demite muito ajudando a aumentar a taxa de desemprego.

    ResponderExcluir
  3. Ta na cara que o Santander está insatisfeito, o 1º trimestre deste ano o lucro do Banco caiu e o Bradesco subiu.
    É uma forma de tentar levar uma grana do Banco Central que vai liberar credito aos Bancos conforme noticias publicadas hoje.
    Pode ter certeza que o funcionario que publicou a nota já rodou que este banco age com represalia, e agora quer fazer represalia ao Governo, quer seja que vai indo bem ou mal, é dinheiro do povo.
    Depois que a coisa ficou feia o Banco publica nota tentando se explicar.
    Ja ta na hora de nós povo brasileiro boicotar este Banco espanhol que so pega nosso lucro e leva pra Espanha.
    Tenho certeza que existe cunho político nisso, e sabemos que na politica a grana corre solta, entao meu povo, espere que o pior vai acontecer pra nos brasilerio.

    ResponderExcluir
  4. Um Banco que torna publico uma informacao tão relevante formada por especialista da economia que tem dentro da Instituição, e depois volta atras desmentindo e dizendo que a politica economica vai muito bem NAO MERECE CREDITO NEM RESPEITO. é hora do povo abrir os olhos e expulsar estes sanguessugas do Brasil

    ResponderExcluir
  5. achei errado o banco mandar comunicado so para os ricos...os pobres tb tinham que receber...
    prova disso é que eles estao preocupado com o capital dos ricos investidos neste banco.
    vi muita gente falando que vai encerrar a conta e vai tirar os investimentos de lá....
    estao certo pq eles estao pensando so no lucro.
    Alem de publicar no site desmentindo estao enviando email tb pra pedir desculpas...eles ja estao com o rabinho no meio das pernas....kkkk

    ResponderExcluir
  6. Emilio Botin, culpa funcionário....como sempre sempre arrebenta o lado mais fraco....ele disse q vai demitir o funcionario e toda a equipe que analisou o informativo.....Este é o banco que trabalha sob pressao, assédio moral e ameaça....é isso que sabem fazer....Agora a dona Dilma solta uma graninha pra este Emilio Botin e fica tudo bem...

    ResponderExcluir
  7. A presidente Dilma sempre dando poder aos estrangeiros....trazendo medicos de Cuba.....(dá poderes à eles) . Dando carta branca ao Santander e ao seu Emilio Botin, (dá poderes à ele), assim sendo...ele (Emilio Botin) já anunciou que vai demitir TODOS OS ENVOLVIDOS no caso.
    Pois bem, esse fato já demonstra o apoio a candidatura da Presidente. Cabe a Justiça Eleitoral ficar de olho.
    Onde há fumaça, há fogo....

    ResponderExcluir
  8. E agora hein??? Prefeito de Osasco PT rompe contrato com o Santander....vai levar a conta da prefeitura para o Banco do Brasil...vixiii
    Isso ainda vai dar muita manga pra pano..kkkk
    Enquanto isso o Twiter tá bombando #fora santander

    ResponderExcluir
  9. enquanto isso na sabatina.....15:32 Dilma Rousseff:
    “É lamentável e inadmissível o que foi feito pelo Santander”
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. QUEM ESTA MENTINDO?? A PRESIDENTE DILMA OU EMILIO BOTIN??
    Trecho de reportagem do G1 - Além de dizer que o "informe não foi do banco e sim de um analista", Botín disse que o presidente do Santander no Brasil "já deu as explicações às autoridades e à presidente Dilma".
    Já em sabatina reporter perguntou à presidente se já falou com o Banco Santander, ela foi categorica em dizer que NÃO.

    Dizeu ou nao dizeu??? eis a questao...kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que não trabalho naquele Lixo! Pedi minhas contas e coloquei na justiça! Acho bom os funcionários ficarem atentos , porque daqui a pouco o vão ter que ir na Espanha cobrar suas ações trabalhistas.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc amigo...eu tb pedi as contas...ja joguei no pau e recebi pq é uma baixaria..ate pra vc receber o que é seu vc tem q por na justiça......tenho tanta provas feia contra esse lixo que da ate vontade de postar os videos q tenho pra todos ver as barbaridades que eles fazem...

    ResponderExcluir
  13. Ainda estou nessa quitanda de empresa, acho que foi vendido. O banco obrigou a TODOS os funcionários a fazem exame periódico. Vem bomba por ai.

    ResponderExcluir
  14. Vixii...se preparem...ele (banco) vai fazer pressao como sempre pra vcs (funcionarios) votarem na Dilma....sob ameaça...o que é peculiar do Santander..kkkk

    ResponderExcluir
  15. Percebe-se que o Santander está muito preocupado com sua manifestação partidária...e novamente re-publica nota ratificando suas justificativas.
    Penso que, se a Dilma perder, vai complicar a vida deles (Banco) até pq dizem que ele já fez doaçoes milionárias ao PT.
    Éééé Sr.s funcionários, se preparem,,ééée sr.s clientes se preparem.

    ResponderExcluir
  16. Dilma quer descontar ?? Manda o ministério publico lá. Ta cheio de espanhol trabalhando irregularmente. Manda todo mundo de volta pro paizinho de merda deles !!!

    ResponderExcluir