Nova ALL ou Nova Rumo?
Enquanto a imprensa faz terrorismo econômico e politico, os negócios continuam e muita gente continua ganhando dinheiro e até usando as instituições públicas como BNDES e Fundos de Pensão para ficarem maiores e mais ricos.
Vejam este novo caso de “reengenharia” com grandes empresas que têm nomes enigmaticos. A ALL – América Latina Logística, fruto da privatização de FHC e que não se sustentou sozinha e a Nova Rumo, que lembra o nome de um grupo estudantil que lutava contra a ditadura militar e se chamava “Novo Rumo”.
Eu tomei a liberdade de enxugar a materia publicada no jornal Valor de hoje e muito bem escrita por Graziela Valenti.
Leiam e prestem atenção nos detalhes…
Bloco de controle da ALL aceita fusão com Rumo, da Cosan
Valor – 15/04/2014Por Graziella Valenti | De São Paulo
Apesar de não ser majoritária no bloco de controle da companhia de ferrovias, o BNDES é a maior acionista da empresa curitibana ALL e participará do bloco controlador da companhia resultante da fusão com a Rumo, controlada do Grupo Cosan.
Não houve alteração em nenhum dos termos da proposta, negociada pela butique de negócios Estáter, de Pércio de Souza, contratada pela ALL. E a operação será aprovada integralmente pelos acionistas do bloco controlador.
Portanto, a combinação dá origem a uma empresa de R$ 11 bilhões, já que a concessionária de ferrovias, maior do país, foi avaliada em R$ 6,96 bilhões e a Rumo, em R$ 4 bilhões.
Na fusão, que será feita por meio da incorporação da ALL pela Rumo, a controlada do Grupo Cosan representará 36,5% do negócio, e a ALL, 63,5%.
Geovanne, da Previ, contou que a Brasil Plural, contratada pela Previ, Funcef e BRZ para avaliar a proposta, concluiu que as condições sugeridas para a fusão são "justas".
No relatório, segundo fontes ouvidas pelo Valor, os estudos apontaram que o intervalo razoável para o negócio seria aquele em que a ALL representasse entre 60% e 65% da combinação.
Ao fim da operação, a nova ALL será comandada pela Cosan, de Rubens Ometto, que será a maior acionista com 27,5% das ações e maioria do conselho de administração - nove assentos em 17 vagas.
Participarão de um acordo de acionistas, além da Cosan, os atuais minoritários de Rumo, os fundos Gávea e Texas Pacific Group (TPG), e o BNDES.
Atualmente, o controle da ALL está hoje nas mãos dos empresários Wilson De Lara e Ricardo Arduini, que com 11,5% da companhia comandam 53% do acordo de acionistas.
Nos moldes propostos, a operação é R$ 1,5 bilhão mais favorável à ALL do que a média das avaliações de mercado para as empresas, conforme o Valor levantou junto a 14 corretoras. A companhia de ferrovias era avaliada pelos analistas por R$ 6,25 bilhões, na média, e a Rumo, por R$ 4, 8 bilhões, conforme os cálculos presente em relatórios.
Durante o intervalo em que os acionistas da ALL avaliavam a proposta feita pela Cosan, a companhia, comandada por Alexandre Santoro, realizou uma diligência na Rumo, em especial dos contratos da companhia.
Outra questão avaliada pela ALL foram os contratos entre a Rumo e a Raízen, a empresa do Grupo Cosan produtora de açúcar e etanol. O objetivo era assegurar que esses contratos não se transformariam em "agressores" ao fluxo de caixa da ALL, como era o contrato com a Rumo.
“Comitê para evitar conflitos”
A proposta também contempla meios de tratar potenciais conflitos dentro do grupo controlador e a nova ALL. Já estava decidido que qualquer contrato entre a nova ALL e qualquer empresa da Cosan será submetido a um comitê de partes relacionadas, no qual a empresa de Rubens Ometto terá uma posição dentre cinco vagas. Caso o comitê rejeite o contrato, para que siga adiante necessitará de aprovação de 90% do conselho - colegiado em que o empresário terá 51%.
Para que a transação se concretize, ainda precisa ser submetida à assembleia de acionistas da ALL. O acordo de acionistas da companhia decide o voto de 36% do capital. Entretanto, a incorporação pela Rumo exige o aval da maioria absoluta do capital - 50% mais uma ação, pelo menos. O conselho da ALL convocará a assembleia para dentro de 30 dias.
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