quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O Brasil visto pelo mundo

Boas e más notícias

Mesmo sendo um simples blog, como é o nosso caso, ficamos surpresos quando constatamos que, somente hoje, tivemos visitas de pessoas em países tão distintos e distantes. Além de pessoas de várias regiões do Brasil, tivemos visitas dos Estados Unidos, da Ucrânia, da Alemanha, Portugal, Austrália, China, Egito, Índia e Rússia.

Curiosamente, as regiões que não aparecem nas consultas são América Latina e África. Será que, para eles, o mundo não é importante? Será que estão mais centrados neles mesmos, ou será que é falta de hábito? Não sei responder. Mas, fico com a impressão que meu blog dialoga mais com o pessoal internacionalista do que com os "nacionalistas".

Com 106 países nos visitando, há visitas periódicas de pessoas da Argentina, Uruguai, El Salvador, Chile, Angola, Moçambique e mesmo África do Sul.

O que tanto eles querem saber do Brasil?

Se lerem somente os grande jornais, vão pensar que o Brasil é um país falido, violento, corrupto, desgovernado e sem leis. Vão pensar que apenas a imprensa representa um pouco de seriedade, que o povo está indo às ruas por não acreditarem em mais nada, que o transporte é um caos diário e que as pessoas morrem nas ruas, por abandono e por assassinatos…

É claro que lembrarão também do futebol decadente, das belas mulheres e das praias maravilhosas, embora os preços sejam absurdos.

Com a internacionalização da internet, o mundo também pode ver um outro Brasil. O Brasil plural, divertido, cheio de flores e boas músicas, cheio de pessoas que mostram o outro lado que a grande imprensa não mostra.

Se um outro mundo é possível, um outro Brasil também é possível e está sendo construído.
Pena que nossa grande imprensa prefira o Brasil do atraso, da ignorância, da discriminação e da violência.

Como as pequenas gotas do beija-flor, nós, dos blogs independentes, vamos dando nossa contribuição para que o Brasil faça parte de um novo mundo, o mundo da solidariedade e da diversidade.

Sem medo de ser feliz!

Um comentário:

  1. Gilmar...aquí é o André. Vc tem toda razão. Nas minhas viagens por aí...o que passa nas tvs e jornais dos países sao os tumultos, protestos e ônibus incendiados em SP e todos dizendo que são protestos contra o governo federal e contra a copa do mundo. Uma imprensa reacionária muito bem organizada internacionalmente. Abs.

    ResponderExcluir