1,8 bi para
gastar em 2014
Quem entende do assunto sabe o que
isto significa. É muito dinheiro para mexer tanto com as agências de
publicidades, como com muitas outras coisas, ainda mais em ano eleitoral. Este
é um dos motivos porque sempre fui contra vender o Pão de Açucar para
estrangeiros. Não sei porque a imprensa
aborda o assunto com tanta timidez.
Nesta materia o jornal Valor fala
também da Petrobrás, mas o 300 milhões da Petrobrtás são trocos perto do 1,8
bilhão do Grupo Pão de Açucar.
Tanto dinheiro para convencer o
povo a comprar, mesmo que tenha que se endividar… Afinal, dizem que “propaganda
é a alma do negócio”.
2014 tem assuntos de sobra para
propaganda: Carnaval, Copa, Eleições, Natal…
Vejam o recado do jornal Valor.
Petrobras
acelera e GPA atrasa troca de agências
Por Adriana Mattos | De São Paulo
Valor 20/01/2014
O processo de
seleção das agências de publicidade que vão cuidar de duas das maiores contas
do país - que somadas movimentam cerca de R$ 2,1 bilhões ao ano em propaganda
-, mostra ritmos opostos.
Enquanto a
Petrobras chegou, dias atrás, à fase final da concorrência apenas um mês e meio
após as empresas terem se habilitado para a disputa, o Grupo Pão de Açúcar,
dono da maior conta de publicidade do Brasil, não tomou uma decisão sobre o
assunto. A companhia anunciou o início da seleção para a conta de varejo
alimentar e eletroeletrônico cinco meses atrás.
A expectativa por
parte das agências, em conversas com a empresa, era de que os nomes das
vencedoras da concorrência das contas de Pão de Açúcar e Extra (GPA Alimentar)
e também de Casas Bahia e Ponto Frio (Via Varejo), fossem anunciados até
dezembro de 2013. Por isso, consideram que há atraso no processo de seleção.
As duas empresas
anunciaram em agosto ao mercado a intenção de abrir concorrência. A área
alimentar tem uma "house" (agência interna) que cuida da conta hoje e
a Via Varejo é atendida pela Y&R há 12 anos.
O Valor apurou
com fontes a par do assunto que o GPA estaria analisando uma mudança no projeto
inicial apresentado às agências interessadas na conta de Pão de Açúcar e Extra.
E poderia abandonar o desenho original.
A empresa
informou que o processo de seleção das agências para GPA Alimentar e para Via
Varejo continua em andamento e segundo o que foi "previamente
estabelecido". No caso da área alimentar, isso está acontecendo dentro da
proposta apresentada nas conversas com as agências em setembro.
Nessa proposta, a
agência se torna parceira estratégica que ficará responsável pela gestão da PA
Publicidade. A companhia que ganhar a conta, passa a ser responsável pelos custos
trabalhistas e administrativos do departamento, conforme fonte a par do
assunto. Também teria que fazer uma espécie de "aporte" no GPA. A
empresa não confirma essa informação.
A ideia não
agradou algumas agências e pelo menos três convidadas desistiram de participar
da concorrência - Almap, Neogama e WMcCann. Sobraram Havas, Publicis, Africa,
Lew'Lara\TBWA e Y&R.
Quem ficou,
enviou a proposta de projeto ao grupo há quase quatro meses. Uma das agências
teria solicitado semanas atrás um posicionamento do GPA sobre a seleção. Em
novembro, a varejista informou as agências que o resultado seria anunciado
naquele mês e pediu "paciência".
Somadas, as
contas publicitárias das redes (alimentar e eletrônico) do GPA movimentaram
cerca de R$ 1,8 bilhão em 2012, segundo o ranking do Projeto Inter-Meios,
coordenado pelo "Meio & Mensagem".
No caso da
Petrobras, as agências esperavam que a decisão final das empresas selecionadas
fosse anunciada entre fim de janeiro e março. As empresas entregaram os
documentos para participar da concorrência no fim de novembro e os resultados
da etapa técnica foram divulgados no último dia 8.
Foram escolhidas
três agências para administrar a conta da empresa: NBS, Heads e
Giovanni+DraftFCB. Se confirmadas essas agências na apresentação das propostas
de preço - o que normalmente ocorre - as três administrarão uma verba anual de
R$ 330 milhões, a ser dividida igualmente. NBS e Heads já atendem a estatal,
que também tinha parte de sua conta com a F/Nazca S&S.
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