quinta-feira, 23 de maio de 2013

Santander e a agressão à liberdade

Um banco em crise

Agora o Banco Santander Brasil ataca o movimento sindical,
tentando proibir seus funcionários de fazerem manifestações públicas.

As autoridades brasileiras não podem aceitar esta agressão por parte do Santander no Brasil.
Afinal, a maior parte do lucro mundial do banco sai daqui do Brasil.

Se a ditadura militar não nos calou, não será o Santander que irá nos calar.

Vejam a carta que recebemos da coordenadora sindical dos funcionários do Banco Santander no Brasil.


Repudio às práticas antissindicais do Santander


De: Rita Berlofa

Solicito divulgação a todas as entidades sindicais.

Companheiros

O Santander está fazendo um ataque ao movimento sindical brasileiro, tentando inviabilizar financeiramente as entidades através de pesadas multas impostas pela justiça comum.

No final da Taça Libertadores que tinha o Santander como patrocinador os trabalhadores denunciaram as demissões, falta de funcionários, assédio moral, metas abusivas, desrespeito aos direitos dos aposentados entre outras mazelas. O Santander entrou com ação na justiça comum e as entidades foram multadas em R$1.500.000,00, estamos recorrendo.

Como se não bastasse, o Santander entrou novamente com processo contra as entidades na justiça comum pedindo desta vez que a multa fosse maior já que um milhão e meio não havia atendido seus objetivos - nos calar, isso porque no dia 11 de abril fizemos atividade nacional denunciando demissões, com redução brutal de postos de trabalho, falta de funcionários nas agencias, precarizando o atendimento aos clientes e as péssimas condições de trabalho traduzida por metas abusivas, pressão desmedida para o cumprimento delas, desrespeito, assédio moral, etc.

Essa ação do Santander é um ataque à liberdade Sindical, à autonomia sindical e à liberdade de expressão, direitos duramente conquistados. Tivemos que enfrentar anos de chumbo no período da ditadura, muitos deram a vida para que tivéssemos esse direito que está sendo aviltado pelo banco espanhol Santander. Por isso nós trabalhadores estamos em luta conforme o que se segue:

22/05 - mutirões nas agencias denunciando a prática do Santander aos trabalhadores e clientes

23/05 - dia internacional de repúdio às práticas antissindicais do Santander, onde trabalhadores do Santander na América do Sul, faram manifestações em solidariedade aos trabalhadores brasileiros;

Rede Internacional dos trabalhadores do Santander pela UNI Américas Finanças e da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul - CCSCS também enviará carta ao presidente Botin e Jesus Zabalza. conforme deliberado em reunião da rede ocorrida em Asunción no Paraguai.

UNI - Finanças mundial encaminhou correspondência, hoje, ao presidente do Grupo Santander - Emilio Botim e ao presidente do banco no Brasil - Jesus Zabalza, repudiando essas práticas.

UNI Finanças mundial - lançará uma campanha mundial onde toso os trabalhadores poderão se manifestar contra essas práticas enviando mensagens ao Presidente do Grupo. Emilio Botin, e ao presidente do Santander no Brasil, Jesus Zabalza. Assim que estiver pronta, daremos divulgação e desde já solicitamos à todas entidades sindicais que disponibilizem a campanha em seus sites e solicitem a adesão de trabalhadores de todos os setores da economia. pois um ataque do Santander é um ataque a todo o movimento sindical, independentes de país ou ramos de atividade.

Disponibilizo neste email a carta enviada pela UNI Finanças mundial para que seja dada divulgação a todos e, tão logo seja encaminhada a carta da Rede Internacional dos Trabalhadores do Santander, também divulgarei, mesmo procedimento será feito em relação à campanha "click and go" da UNI.

Que amanhã façamos todos boas atividades contra as práticas antissindicais do Banco Santander.

Saudações de Luta e Solidariedade.

Rita Berlofa
SEEB - SP - CUT

11 comentários:

  1. Esse banco está perdido, ainda bem que tirei meu dinheiro de lá..

    ResponderExcluir
  2. Esse bco é da Espanha e jamais vai nos respeitar,seja cliente ou funcionário,ele já chegou no Brasil para explorar os funcionários para obter lucro e mandar para a Espanha.....

    ResponderExcluir
  3. Tem que ser muito burro , para deixar dinheiro aplicado nesse banco

    ResponderExcluir
  4. Com certeza!!!!Mas as pessoas que tem dinheiro e não são clientes não querem abrir cta no Sanatander.....e os que possuem estão saindo, insatisfeitos com atendimento!!!!!

    ResponderExcluir
  5. tudo verdade

    sou funcionário dessa porcaria. o movimento desse blog e atuação sindical incomoda em muito a direção

    não vai adiantar nada enviar carta ao Botin, pois ele eh um mafioso na Espanha e suas fraldes, como também a esse novo presidente aqui no Brasil, esse tal de Jesus

    pois se estão fazendo essas ações contra o sindicalismos, eles tem conhecimento de tudo não se enganem

    continuem com as divulgações pois o Banco realmente esta perdido em tudo, gestão, clima, resultado, evolução, Perdas de credito, e insatisfação de funcionários e clientes

    tudo por culpa da péssima gestão desse banco

    Peço que denunciem também ao Min do Trabalho, pois estão levando medico para em conjunto fazer as demissões, isso eh gravíssimo o que nenhum funcionario deve aceitar esse constrangimento, pois não e no Banco que se faz os exames.

    denunciem isso urgente

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o Sind dos Bancários já tem conhecimento desse novo metódo de demissão do Santander,e aí pque eles não denunciam ao Min do trabalho?Tão esperando o quê????Mais constrangimento??????

    ResponderExcluir
  7. Uai Gilmar Carneiro, se o Banco do Brasil faz pior, e ainda é administrado pelo Governo Federal que nas propagandas fala que é o Governo do PT, porque então o Santander não faria igual?! Afinal, pau que bate em Chico, bate em Francisco...

    ResponderExcluir
  8. Vce já leu a reportagem sobre a venda gestora do Santander Brasil????Não é boatos!!!!!!!!!E agora?????

    ResponderExcluir
  9. isso aos poucos vao se definhando e justificam que vendem para crescer

    uma matemática que qualquer professor não entenderia o resultado

    dividir para multiplicar resultados e expandir negócios

    essa conta não fecha a não ser , a continuar a fazer caixa para suprir necessidade de liquidez e resultado do grupo

    segundo trimestre vao apresentar um resultado melhor com essa venda pontual e não recorrente para justificar a queda natural de seus negócios de sua atividade

    ou seja o resultado vira com queda e atenuada com essa venda

    preocupa muito

    o banco aqui e no mundo esta perdido, escutem isso

    ResponderExcluir
  10. Sou funcionário.Esse banco está completamente perdido e em tudo.Não há um direcionamento correto nas ações comerciais.Esta uma zona o dia a dia.Muiiita gente tirando dinheiro pois a cada dia a crise de confiança se agrava para o santander.Pequeno exemplo de incoerência nas práticas comerciais:Credito pessoal sem garantia a taxa de 0,90% a.m para clientes com bom comportamento de crédito.CDC veículos que tem a garantia do veículo ,com muita insistência se consegue 1,40%. É só um exemplo muito pequeno mas existem muitas outras coisas sem sentido e o que parece que o banco está sendo guiado por amadores.O banco Real era excelente,O ABN manteve muita coisa do real mas o SANTANDER está destruindo toda base sólida construida ao longo de décadas pelo Real.Muito triste.

    ResponderExcluir
  11. E estamos em outubro em plena campanha salarial e o santander continua demitindo varios. Cada dia vai 2 ou 3 de cada regional pra não chamar muita atencao. Eles preferem pagar multa por demitir antes do dissidio

    ResponderExcluir