domingo, 7 de abril de 2013

Notícias (tristes) do Estadão

Do correspondente de Minas Gerais

Depois de ler as notícias de que o Itaú comprou parte da Agência de Nizan Gaunaes e que o Itaú também teria comprado o Estadão, nosso correspondente em Minas Gerais, Sérgio Vianna, enviou a mensagem abaixo que reproduzo na íntegra para todos os leitores.

É claro que todas as empresas devem ter rentabilidade e lucro, mas, toda empresa deve ter uma razão de ser, uma história e uma qualidade. Lendo as notícias de Sérgio Vianna, e como leitor afetivo do Estadão, confesso que fico com medo de o jornal perder qualidade, compromisso e história.

Se fomos capazes de construir a primeira central sindical do Brasil,
o maior partido de esquerda democrática de massa do mundo,
também podemos e devemos criar uma rede de comunicação
com os valores da democracia moderna
e que ajude a transformar nosso país numa grande nação.

Espero que até o fim da vida eu consiga ver o Brasil
ter uma rede de comunicação progressista
que não seja necessariamente dependente
da mentalidade atual dos grupos Frias, Marinho e Civita.

Vejam a matéria de Sérgio Vianna, nosso grande amigo e correspondente mineiro.

Estadão fecha uma edição e deve demitir até 50 profissionais.


"Gilmar, a coisa tá feia para o pessoal do Estadão, um jornal que você gosta muito.

Depois de fechar o segundo jornal do grupo, o Jornal da Tarde, agora é a vez do próprio Estadão, que será drasticamente reduzido. Veja a nota interna do grupo Estadão a respeito desse tema de reorganização interna do grupo:

Confira a nota interna do Estadão republicada pelo sítio Blue Bus:

Caros, No próximo dia 22, 2a feira, ‘O Estado de S.Paulo’ estréia uma nova configuraçao de cadernos e um novo processo de produçao industrial e logístico.
O jornal adotará a configuraçao de 3 cadernos mais 1 suplemento. Além disso, termina a distinçao entre as ediçoes BR e SP. O fechamento será único, às 21:30, com trocas programadas no decorrer da rodagem. Os fechamentos de domingo (jornada de sábado) nao se alteram. Também no dia 22, estréia o novo App do Estadao “mobile”, adaptável a qualquer dispositivo móvel”

“O primeiro caderno terá as editorias Política, Internacional, Metrópole (incluindo os temas da atual Vida) e Esportes. O segundo caderno trará Economia, Negócios e Tecnologia. O Caderno 2 amplia a cobertura de entretenimento e incorpora comportamento digital e literatura”.

“Na 2a feira, circulará o suplemento Ediçao de Esportes, retomando marca clássica do grupo. Link e Negócios viram seçoes dentro de Economia. Na 3a, o Viagem. Na 4a, Jornal do Carro. Na 5a, o Paladar e os Classificados. Na 6a, o Divirta-se. No sábado, os Classificados ganharao mais espaço editorial. No domingo, também circula a Ediçao de Esportes, o Casa, e o Aliás se amplia com a nova seçao ‘Olhar Estadao’, e circulam os Classificados”.

“Pesquisas qualitativas e entrevistas em profundidade com diversos setores da sociedade, realizadas nos últimos meses, comprovaram o que vem sendo debatido entre nós desde o Redesenho de 2010: os leitores – em geral, e também os do Estado — querem mais conveniência e eficiência de leitura, mais apostas de ediçao, um jornal mais compacto – principalmente nos dias úteis. Tudo isso sem perder o aprofundamento e o poder de análise que caracterizam o jornalismo do Estado”.

“Um grupo de trabalho multidisciplinar, capitaneado por Conteúdo e Mercado Leitor e que congregou todas as áreas da empresa, trabalhou durante 6 meses na revisao detalhada de todo o processo produtivo. O objetivo: redesenhar o produto e sua configuraçao física, buscando uma soluçao que atendesse às demandas dos leitores. E acentuando o foco em reportagens exclusivas e abordagens analíticas”.

“A partir dessa nova configuraçao e do novo fechamento, mais simplificado, revisaram-se os processos de trabalho e a composiçao das equipes, cujas alteraçoes estao sendo divulgadas na data de hoje. Tais providências se inserem na necessária e permanente gestao de recursos, imprescindível para a competitividade da nossa marca e seu lugar no futuro das mídias”.

“Gostaria de convocar todos os jornalistas para estarem hoje às 15:30 no auditório, para uma explanaçao detalhada de todo o projeto, seus movimentos e agenda para os próximos dias. Falaremos sobre como ficará o jornal em cada dia da semana, que novas seçoes e colunistas teremos, as novidades digitais que vem por aí, além de responder a quaisquer dúvidas”."

Sérgio Vianna 6 de abril de 2013 22:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário