quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bach está na moda

Deve ser um bom sinal

Há dias que quando eu ligo o rádio do carro na Rádio Cultura FM sempre escuto alguma música de Bach.

Outro dia, quando acabou o noticiário das oito, eu mudei da Rádio Bandeirantes FM para a Cultura FM. Uma música muito bonita surgiu no som do carro. Eu dirigia e prestava atenção. A música continuava tocando e eu preocupado em chegar no estacionamento e não ouvir o nome da música nem o autor.

Quando vi que a música não acabava, parei o carro numa rua pouco movimentada e fiquei esperando. Depois de alguns minutos a locutora falou que era o Concerto de Brandenburgo número 5 de BACH, tocado por uma orquestra de BUDAPESTE.
Fiquei entusiasmado, até porque eu comprei um CD duplo com os seis concertos de Brandenburgo de BACH. Passei a ouvir novamente meus discos com os concertos de Bach.

Nesta sexta-feira, aproveitando o feriado, fui fazer a feira no Sacolão da Vila Sônia, no caminho liguei de novo na Radio Cultura e o que estava tocando? Sonatas de BACH. Também muito bonitas.

Durante esta semana voltei a ouvir mais Bach na Rádio Cultura pela manhã. Quando volto para casa, volto ouvindo Bach no CD e não na Rádio Cultura.

Este “Renascimento de BACH” pode ser o ponto de partida
para o Renascimento do Mundo neste século tão confuso.

Que venham os italianos, os chineses, muçulmanos, latinos, australianos, tibetanos, alemães e americanos, enfim, que venham todos com suas artes, mas que venham de forma pacífica e aceitando a diversidade. Assim o mundo tem espaço para todos.

Fui procurar no youtube e achei esta versão do Concerto número 5, só que tocada pela Croatian Baroque Ensemble. Como voces podem ver, apesar de a partitura ser a mesma, existem muitas formas de interpretar a mesma música.

Espero que a música possa ser tocada no blog. Caso contrário, copiem o endereço e toquem nos seus computadores. Vale a pena...

J.S.Bach - Brandenburg Concerto No.5 in D BWV1050
- Croatian Baroque Ensemble




Música maestro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário