Como não consegui, neste domingo, baixar a matéria com o texto de Jorge Okubaro, sobre o livro Cinema Japonês na Liberdade, bvou mostrar um texto antigo, de Karin Kimura, sobre pré-lançamento do livro com debate no Centro Cultural Hiroshima.
Continuarei tentando achar o texto para mostrar. Não sei por que está tão difícil. É uma pena, ontem mesmo, segundo meu irmão, foi aniversário do nascimento de Kurosawa, 23 de março de 1910.
Vejam mais notícias e não deixem de comprar o livro. Vale a pena...
Alexandre Kishimoto apresenta livro sobre o cinema na Liberdade

Pré-lançamento do livro é promovido com debate sobre cinema e comunidade nipo-brasileira
por Karin Kimura - 13.03.2013
http://madeinjapan.uol.com.br/2013/03/13/alexandre-kishimoto-apresenta-livro-sobre-o-cinema-na-liberdade/
O antropólogo Alexandre Kishimoto apresenta o livro “Cinema japonês na Liberdade” no dia 13 de março, quarta-feira. O evento contará com a presença do cineasta e jornalista Alfredo Sternheim e do jornalista Nelson Hirata, que participarão de um debate sobre a construção da identidade dos imigrantes japoneses em São Paulo.
Kishimoto traz uma série de relatos de frequentadores dos cinemas da Liberdade, retratando experiências vividas dentro da comunidade japonesa e nipo-descendente no Brasil. No livro, os cinemas japoneses da Liberdade e os filmes exibidos servem como fio condutor para que os depoimentos construam parte dessa identidade. Passando por histórias que vêm desde as projeções ambulantes no meio rural até a adesão do público não-nikkei às sessões, “Cinema japonês na Liberdade” permite que o leitor conheça histórias que vão além das projeções nas telas.
A iniciativa do debate faz parte do projeto Travessias em Conflito do Núcleo Hana de Pesquisa e Criação Teatral, que investiga a imigração japonesa no Brasil com a proposta de apresentá-la sob uma ótica diferenciada. A coleta de depoimentos dentro da comunidade visa a construção de um repertório para futuras obras dramatúrgicas como parte de um programa de fomento ao teatro em São Paulo.
Cine Niterói foi a primeira casa voltada exclusivamente
para a exibição de filmes japoneses no Brasil
Apresentação do livro “Cinema japonês na Liberdade”
Quando: 13 de março de 2013, às 19:00
Onde: Centro Cultural Hiroshima, rua Tamandaré, 800,
Liberdade, São Paulo–SP (próximo à estação São Joaquim do metrô)
Informações: Travessias em Conflito
Nenhum comentário:
Postar um comentário