sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aniversário de São Paulo

De repente, é só alegria!

Acordei cedo para abrir a porta para a faxineira, fazer café, comprar pão e depois ir fazer feira. Demandas que normalmente são do SÁBADO! Mas, como hoje é aniversário de São Paulo e feriado municipal, aproveitei para antecipar as tarefas do sábado para hoje e deixar o sábado para ir ver nossa filha.

Depois de ter feito todas as tarefas, fui ler os jornais para ver se achava algo interessante para repercutir no blog. Não achei nada. Só matérias e cadernos falando sobre as virtudes de São Paulo e as propostas que os moradores apresentam.

De repente, tudo é só alegria e só se fala de coisas boas da nossa cidade. Parece festa de casamento...

Resolvi não aproveitar nenhuma matéria para o blog.
As matérias que me chamaram mais minha atenção foram as páginas dedicadas ao filme Lincoln, que começa a passar nos cinemas a partir de hoje. Mas as matérias eram muito longas e achei que não combinavam com o aniversário de São Paulo.

Já que a imprensa destacou tanto os Estados Unidos. Vou mostrar uma foto muito bonita e simbólica que tiramos num museu em Nova York. Afinal, eu sempre achei que a cidade brasileira que simboliza o clima de Nova York seja São Paulo. Sim, acho que simbolicamente São Paulo está mais para Nova York do que o Rio de Janeiro.

O Rio continua lindo. Considero o Rio a cidade mais bonita do mundo, sendo ameaçada somente por Sidney, na Austrália, e a velha Paris, com seu charme histórico. Mais o clima metropolitano e mundial é mais de Sampa.

Por falar em histórico, o que mais gostei em Nova York não foram os prédios monumentais, nem as pontes; o que mais visitamos e passamos horas e horas foram os museus, como o Metropolitan, o Moma e o Guggenheim. Uma infinidade de Picasso e, no Metropolitan, os impérios antigos, pomposos, cheio de luxos, mas que representavam o passado. Sinalizando que os impérios presentes também passarão.

Vejam que imagem bonita é esta jovem egípcia, que carrega oferendas para o seu rei ou seu deus. Esta estátua é de 1800 anos Antes de Cristo.



São Paulo ainda não tem um Metropolitan, embora tenha bons museus como a Pinacoteca e mesmo o decadente Masp. Com o tempo teremos...

Mas o que eu gosto mais na cidade de São Paulo são as flores...

Vejam estas bonitas rosas da Vila Madalena



E vejam também estas plantinhas verdes com suas flores amarelas.


Neste mês de janeiro elas estão muito bonitas, comemorando as chuvas e o sol.

São Paulo já é uma cidade do mundo, apesar de ainda ter uma imprensa provinciana e um metrô, que não é tão feio como o de Nova York, mas que é tão pequeno que faz com que a beleza fique em segundo plano.

Com mais de dez milhões de habitantes, torna-se imprescindível governar para a maioria, respeitando as diversidades e os bairros distantes.

Que Haddad, com sua humildade e persistência, possa manter o olhar para toda a cidade, sendo um governante que as pessoas tenham orgulho em tê-lo como prefeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário