quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Santander demite e joga na confusão

Demissões, boatos e abusos

Em apenas dois dias, foram mais de dois mil acessos e dezenas de comentários sobre as demissões no Santander.

O pânico tomou conta dos funcionários do Santander Brasil em todos os Estados.

As pessoas, além de denunciarem as demissões, perguntam o que Dilma, nossa presidente, negociou na Espanha?

Reclamam das metas abusivas e das promessas não cumpridas.

Destacam-se também as informações sobre a possível VENDA DO BANCO, sendo as contas PJ’s – Pessoas Jurídicas para o Bradesco; e PF’s – Pessoas Físicas para um banco coreano ou chinês; ficando o Santander apenas com um banco de negócios.

O mais interessante foi a campanha pelo fechamento das contas correntes por parte dos clientes. Se a moda pega, o banco quebra...

Os sindicatos, principalmente os filiados à CUT, estão denunciando e fazendo manifestações, além de cobrar posição do governo brasileiro.

Vejam estas informações aproveitadas do site do Sindicato dos Bancários de São Paulo de hoje:

Protestos contra o Santander continuam


No Casa 3, a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, lembrou que somente 9,2% das receitas do Santander vão para as despesas de pessoal. “E isso é bem inferior aos outros bancos brasileiros, que não estão demitindo dessa forma. É inadmissível que o Santander queira economizar com os trabalhadores.

Queremos que o banco cesse todo o processo de demissão”, ressalta a dirigente, lembrando que o lucro do banco espanhol está entre os cinco maiores do Brasil.

Convocatória – O Sindicato convoca os bancários demitidos para reunião na quinta-feira 6, a partir das 18h, na sede da entidade (Rua São Bento, 413).

Lucrando
– Nos primeiros nove meses do ano, o banco apresentou Lucro Líquido Gerencial de R$ 4,731 bilhões, 26% do resultado global do grupo espanhol. Sua carteira de crédito atingiu o patamar de R$ 207,334 bilhões, com crescimento de 10,1% em doze meses e 0,8% no trimestre.

Os indicadores econômicos mostram que o Santander tem sua maior lucratividade no Brasil.

O índice de eficiência do banco (indicador que mede a relação entre despesas e receitas) está em 43,5%. É o segundo melhor desempenho entre os cinco maiores bancos atuantes no Brasil, atrás apenas do Bradesco (42,10%). Esse índice apresentou melhora nos últimos 12 meses, passando de 46,1% para 43,5%.

33 comentários:

  1. Os gerentes gerais das agências estiveram em reunião ontem com as superintendências. Hj fizeram reunião nas agencias dizendo que é apenas corte, mais nada. Porém estão pedindo pra acelerar na produção dessa semana com a venda de produtos aos clientes, mesmo que guela abaixo. Usaram como justificativa que nos próximos dias as agências vão ficar lotadas e não dá pra focar nas vendas, por causa do fim de ano. Acho que já era. Os poucos Gerentes que sobraram ou estão apenas cumprindo seu papel ou estão sendo enganados também. O Governo Federal (Dona Dilma), não faz nada, nem o Bacen. Se fosse uma montadora de veículos, já tinha feito um monte de coisas. A Globo, Record e SBT também não falam nada. Porque? Porque os Bancos são seus maiores anunciantes e não querem se indispor com estes. Porém, imaginem 5 mil funcionários desempregados, num mercado cada vez mais enxuto e sem opções. O Bradesco não contrata ninguém do Mercado, Caixa e Banco do Brasil só concurso e sabe-se lá se é transparente, ir para o Itaú é algo parecido com vender a alma ao diabo e ainda levar calote do capeta. HSBC, cada vez mais, largando a operação aqui no Brasil. Ou a Dona Dilma, tira a buzanfa da cadeira e faz alguma coisa e mostra que tem pulso e quem manda nessa porcaria de pais aqui é ela, ou então o país vai ficar nas maos das montadoras e bancos e logo, logo quem vai entrar em recessão é o Brasil. Não precisa ter diploma, doutorado ou seu um PHD pra ver o que tá acontecendo, enquanto isso o sindicato não resolve nada, só fica na guela dizendo que tá fazendo, mas nao conseguiu reverter uma demissão e nossa presidenta dá continuação ao que seu antecessor fazia, ou seja, ela não sabe de nada também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo , nada a acrescentar amigo !

      Excluir
    2. Poucas vezes em minha vida, li um comentário tão preciso, correto, com conteúdo e esclarecerdor quanto esse. Conseguiu captar a essência de coisas que estão passando despercebidas por todos. parabéns pra você.

      Excluir
  2. O banco esta caminhando para venda. Sabemos que ao ser vendido o banco comprador não pode demitir funcionários por um período (vide Itau Unibanco que começou a demitir este ano, 2 anos após fusão). Portanto está claro que o banco esta limpando a casa antes do anuncio da venda. Corram para as colinas !!!

    ResponderExcluir
  3. Meus colegas sendo demitidos aos montes e o direcionamento é para fazer 50% das metas atė na próxima sexta feira. Coisa de doido. Vou ter que aumentar a dose do Rivotril.

    ResponderExcluir
  4. Esse aí do Rivotril não sou eu não, mas concordo, só tomando calmante mesmo...é tanta meta, que a gente escuta, escuta e faz o que pode. E nossos colegas demitidos. Absurdo, e não há explicação que nos convença. Até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos, em 2000 qdo compraram o Banespa eu já era GG de uma importante agencia da capital.Passados os anos, o que se ve é mais do mesmo.Nas hierarquias mais altas, o que interessa é o resultado para receber o BONUS. Qualidade,fidelidade e reciprocidade para o cliente da "lojinha" nao fazem parte da gestao, salvo nos discursos. Se pudessem dar notas aos executivos do banco, por sua "suposta"gestao, que nota dariam? Isto ocorre desde o inicio! Se dizem otimos, mas demonstram conhecer muito pouco o "negocio". Sai deste banco apos 33 anos de serviço e nao senti a menor saudades, salvo de uns poucos amigos que se seguraram ao longo dos anos.Para vcs que estao em inicio/meio de jornada, nao percam seu tempo! Nao apostem que isto ira melhorar, pois nao vai... Uma pena, pois tinhamos um banco respeitado e reconhecido pelos clientes, mas o famoso e hoje finado autor da frase "Eu quebro o banco mas elejo meu sucessor" quebrou a casa e com poucos pretendentes, fomos cair na mao do pior!
      Avaliem, talvez o desligamento nao seja pior do que ficar em uma empresa de ideias falsas, relaçoes falsas, resultados falsos, enfim...

      Excluir
    2. Oi. Concordo com vc.plenamente. estamos 2015 e tudo piorou muito..sou gerente de contas, estou vivendo um inferno diário. .aqui eles quer a qualquer custo bater as metas malucas...e fodasse os clientes.

      Excluir
  5. Ainda nao fui demitida mas os boatos correm e minha regional ira demitir amanha e sexta (RS SUL - REDE RS SC INTERIOR) FALA-SE em mais de 30 cortes. Revoltante pensar que dedicamos a vida a uma instiruição com esta conduta. Ninguem explica nada por aqui só querem produção. Ja falei com varios cliente VG, pessoas com mais de 200 mil aplicados no banco e muitos prometem encerrar as contas caso seus gerentes forem mandados embora. Gente temos que unir forças em meio a este caos e disceminar a ideia.

    ResponderExcluir
  6. pessoal acabei de tirar 500 contas vg do santander .. minha empresa nao trabalha com banco que joga sujo , atende mal e não esta do lado do Brasil.

    convido a todos a fazerem.

    ResponderExcluir
  7. Sentimento,esta palavra esta atordoando a minha cabeça,vou trabalhar agora,entro na agência e não sei o que vai acontecer.Ontem minha GG foi desligada,segunda uma amiga coordenadora,terça um amigo B2 e dizem que não vai parar e ainda a mira é nos ex Real.Como trabalhar no meio deste caos?

    ResponderExcluir
  8. Pessoal e uma vergonha e o problema que a mídia nao faz nada, cade a Globo? Infelizmente trabalho nesta porcaria, mesmo antes disso fiquei muito mal devido as pressões e metas absurdas, parecem que os espanhóis acham que brasileiro e burro, os cliente sao enganado o tempo inteiro, o governo nao toma partido algum, na minha agencia foi desligada uma coordenadora que e uma ótima funcionaria, dos 3 e a melhor em produtividade, e foi desligada com a desculpa de produção, que e ridículo porque nem caixas nem a área operacional podem ter metAs. As reuniões dos Gerentes gerais e um tortura, vários tomam remedios, vários saem chorando, termina 8 horas da noite, somente ameaças e ninguém faz nada, o sindicato tambem e uma farsa, infelizmente todos fazem o que querem.

    ResponderExcluir
  9. Temos que levar a publico o que acontece, pois acredito que muitas empresas tbm deixariam de trabalhar com santander. O banco da Injustiça, da deslealdade, damos nosso sangue e o que ganhamos??? Um pé no traseiro!

    ResponderExcluir
  10. Eu vejo colegas passando por situação vexatória, na reunião diária que começa às 9:30 ( chamam-na de reunião de motivação),mas que motivação?
    Tenho colegas com mais de 20 anos que comentaram "na boca miúda" que o banco está dando uma grana extra para quem sair até amanhã dia 07/12/2012,e neste mesmo dia haverá a festa de final de ano, na Marina da glória, mas para comemorar o quê?.Eles falam que só ficará a garotada nova e com "chassis" do SANTANDER, que vende seguro de 15,00 por mês para quem recebe 622,00, desde que receba com crédito em conta,se não quiser não rola o empréstimo,ou seja, venda casada.
    Eu acredito que quem vai comprar o Banco será o BRADESCO e a merda vai ficar pior, se é possível.
    O gerente Geral desta agência disse que ele vai ser o último a sair e que só faltam 4 antos para ele se aposentar, se for necessário ele demite todos os seus subordinados antes dele, ele ainda está muito puto pois foi mal avaliados pelos seus subordinados,e mandou o Gerente de Atendimento embora pois achava que ele é que tinha feito campanha para isto.Eu não sei como ainda fazem comercial com bancários sorrindo, trata-se de estratégia de marketing, se fosse tão bom o Banco e o trabalho não seria necessário tantos comerciais.Não foi atoa que o FÁBIO BARBOSA foi demitido, pois ele ainda tinha um pensamento sustentável.Por favor, quando os seus filhos falarem que vão enviar um curriculum ou se inscreverem para trabalhar em banco privado, falem que é melhor estudarem e tentarem outra coisa,mesmo se for para ganhar menos.Não é por outro motivo que a CLT-CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS, tutela (protege)tando os empregados de bancos.
    Recentemente o Governo Brasileiro perdoou uma dívida do Santander, foi um tiro no pé do governo, pois este dinheiro está sendo usado para usar as verbas indenizatórias devidas pelo SANTANDER.E o banco não tem remorsos, manda embora: caixas,supervisores de agência,Gerentes de relacionamento PF E PJ, gerente gerais que são bons gestores, chefes de Setor, superintendentes.E agora o que os demitidos podem fazer?
    Serem taxista,motoristas de kombi, abrirem consultorias financeiras no fundo do quintal,cabeleireiros, bares e botequins,etc.Notem que não estou falando que tais atividades são menores, porém acho que para tais atividades as pessoas tem que ter um expertise e estarem plenamente condicionadas a tais atividades.Para exemplificar:Um bancário está acostumado a ter:plano de saúde,tiquete refeição e alimentação, trabalho no ar condicionado,vestir-se razoavelmente bem e o principal:salário,13 salário e férias, fora a participação nos lucros e resultados depositados no dia correto.E para ser um autônomo ou empreendedor, as coisa ficam mais complicadas no começo, ficando meses sem receber nada,ou seja, trabalhando para pagar dívidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei sabendo de um GG que recebeu 12 salarios dele pra sair. Se o banco quer demitir, pq nao manda embora quem nao quer mais ficar no banco? simples e facil

      Excluir
  11. Ok Pessoal vou ver o que posso fazer.

    Marcial Portela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hora errada, mas o espirito do momento foi legal!

      Excluir
    2. Fui mandada embora por justa causa em 03/06 /2013, depois de 12 anos dedicados ao banco, batendo metas sem faltas, nunca tive uma advertencia e nem falta, teve uma fraude no caixa da ag. e como a inspetoria do banco não achou o ladão do direinho decidiu nos demitir por justa causa, pergunto será qe mereço, sempre fui fiel ao banco e saiu sem direito a nada...que banco é este foi provado que os 3 funcionarios não tinham nada haver com o sumiço do dinheiro, foi um golpe o qual era quase impossível de pegar, pois se realmente fizesssemos nosso trabalho até poderíamos,porém o bco fragiliza o processo, por qe então tem essa liberação remota... estou revoltada, nunca roubei sempre fiz meu trabalho direito... que banco cruel o ser humano é só um número...a area operacional tem que vender tb como um gerente, cobram ctas seguros....

      Excluir
  12. OK pessoal vou ver o que posso fazer.


    MARCIAL PORTELA

    PRESIDENTE DO BANCO SANTANDER, O BANCO QUE QUER SER O MELHOR BANCO DO BRASIL E O BANCO VERDE E MAIS SUSTENTÁVEL DO PLANETA TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Marcial Nunca será, com está filosofia... O banco está ficando doente, a maioria dos funcionários estão tomando Rivotril para dormirem que vida é essa, Fui mandada embora por justa causa injustamente do banco, já que foram desonestos comigo, espero que a justiça faça a justiça...O grupo Santander é um inferno pra trabalhar...Acorda

      Excluir
  13. É absurdo o que esses espanhóis fazem, querem lucrar em cima de nós brasileiros e cobrir o rombo da crise espanhola. Enquanto isso nós funcionários sendo "esfolados" moralmente devido as metas abusivas que somos obrigados a cumprir e enfiar guela abaixo nos clientes. Já ouvi da minha GG.."se vira, dá os seus pulos...quero a meta até o final do dia, quem não entrega, não trabalha no banco". Enfim, vários e vários assedios morais, várias pessoas afastadas por depressão. Essas demissões tem quer ser barradas e justificadas, pois merecemos respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coisa Vem de lá de cima. As teleconferencias motivacionais sao um martírio, verdadeira Inquisição espanhola. Tem uma SR que quase todo dia faz "bate de contas". a exposição é muito grande, pois as vezes nao se consegue o que ela quer e ela fica dizendo, esculachando mesmo, que "nao cumpriu o prometido", que somos fracos, que nao servem para trabalhar neste novo conceito de banco, etc. Fora o planejamento do mês, que temos que mandar a toa, pois a todo momento ela tem umas idéias mirabolantes, tipo "vamos bater a meta de seguros nestes dois dias..." e o nosso planejamento já foi pro espaço.

      Excluir
  14. Vou dizer uma coisa. Sou gte do Santander e visito muitas empresas e vejo a realidade da cobrança por resultados em varias delas e posso afirmar que o banco pode não ser o melhor emprego do mundo mais pelo menos nãoé o pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um cara de sorte e deve ter um gestor de verdade. Aproveite.

      Excluir
    2. Concerteza você não trabalha em alguma agência, e sim em um PAB (Posto de atendimento bancário)dentro de alguma boa empresa e ainda por cima deve ser o único gerente.

      Excluir
    3. Nao sou esse otimista aí, mas trabalho sim em um Pab, sou o único gerente e a minha vida NAO é melhor que a de ninguém que comentou ate agora. Além de GR tenho que ser coordenadora, maloteiro, ficar no atm, bancar a GG/GA com vigilante, faxineira, promotores, enfim...e ainda ouvir que nao fez nada do compromisso do dia...dá-lhe Rivotril...

      Excluir
  15. Pessoal este banco me da vergonha pois trabalho na sala de acoes nos deram meta para captacao de fundo imbiliario batemos e na ultima sexta nos foi dito que nao vai entrar no srk de dezembro so em janeiro as contas ja foram debitadas e fizeram assim para nao batermos o trimestre e nao nos pagar banco que engana e rouba os proprios funcionarios imagina os clientes tenho nojo destas atitudes

    ResponderExcluir
  16. é desse jeito, daí pra pior. Esse banco não se importa com os funcionários. Só nao entendo como eles abrem uma agencia a cada 3 dias com tanta demissão. Tem tanto funcionario que nao quer trabalhar, que nao bate meta, pede pra ser demitido e banco nao manda.

    ResponderExcluir
  17. As demissões continuam. Hoje aconteceram varias, no interior de SP.

    ResponderExcluir
  18. Como disse o meu amigo que trbalha no PAB, acho que sou um kra de sorte por ter um gestor que não cai na pilha de muitos incompetentes aí, mas já passei por isso ter gestores despreparados fazendo assedio diario em reuniões e humilhando seus funcionários. Quem faz o banco são as pessoas e ainda não perdi a fé em muitas delas...

    ResponderExcluir
  19. É SÓ ISSO? NOSSA1!!! O SINDICATO TANTO FALOU QUE FARIA E ACONTECERIA... E ... O RESULTADO É ESSE?


    Sindicato e Santander fazem acordo para reverter demissões

    Casos de trabalhadores com doenças graves como câncer e HIV ou que estavam para se aposentar serão revistos pelo banco

    Por Karla Santana Mamona

    |10h16 | 19-12-2012



    SÃO PAULO - O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e o Santander estabeleceram na última terça-feira (18) critérios para reintegrar ou indenizar os trabalhadores que foram demitidos no mês de dezembro.

    Segundo o sindicato, casos de funcionários com doenças graves como câncer e HIV ou que estavam para se aposentar serão revistos pelo banco. Os detalhes do acordo serão definidos em uma nova audiência na 2ª Região do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta quarta-feira (19), às 16h.

    Em dezembro, o Santander demitiu 447 trabalhadores de São Paulo (Reuters)

    “Nosso objetivo sempre foi a reintegração de todos os 447 trabalhadores demitidos. Conseguimos avançar na negociação com o banco e reintegrar ou indenizar parte desses funcionários. Nossa luta é pela regulamentação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que coíbe demissões imotivadas”, disse presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Juvandia Moreira.

    Entenda o caso
    Em dezembro, o Santander demitiu 447 trabalhadores de São Paulo. O Sindicato entrou com ação trabalhista no TRT com o objetivo de impedir a dispensa em massa. A desembargadora Rilma Aparecida Hemetério deferiu liminar e suspendeu todas as demissões sem justa causa. As dispensas que ainda não tinham sido homologadas foram suspensas, sob multa diária de R$ 100 mil.

    ResponderExcluir
  20. Estou devendo para o Santander e recebo cobranças por telefone todos os dias.

    Desde às oito horas da manhã até às dez horas da noite.

    Sem falar das cartas que chegam também todos os dias na caixa de correios.

    As ligações incomodam demais. Sou aposentado por invalidez por doença, trabalhei num grande banco e agora não posso pagar.

    Sou sindicalizado, mas não encontra uma alma viva neste país que faça algo por mim.

    Minha saída crucial será o suicídio.

    ResponderExcluir
  21. Acabei de ser desligada também, na data de hoje às dez horas da manhã, recebi apenas o comunicado, e mandaram entregar meu crachá, era coordenadora de atendimento há dois anos e três meses, alegaram, sem justa causa, não sei onde vai parar.

    ResponderExcluir