quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Santander, Cruzeiro do Sul, Bradesco e BTG

Jogando na Confusão

Esta é a famosa notícia de “garimpar negócios e oportunidades”.

Você fica sabendo que uma empresa está mal, se credencia para entrar como sócio ou para compra-la, tem acesso a todas as informações e, como hiena ou urubu, fica esperando a empresa exaurir-se para fazer uma oferta irrisória. Depois é chamado de “grande estrategista”.

E o lado dos acionistas e credores da empresa em crise, quem os protege?

Ainda nesta semana Sonia Racy, do Estadão, plantou mais uma matéria dizendo que o Bradesco poderia vender sua participação na Vale do Rio Doce para, com este dinheiro, comprar o Santander. De novo?

Mas, como para mostrar que “não está à venda”,
o Santander aparece como interessado no Banco Cruzeiro do Sul. Pode?

Como eles não são julgados pelos STF,
podem muito bem “especular com os bilhões de reais dos bancos quebrados”. O povo paga a conta.
Afinal, comprar o Banespa já foi uma “grande pechincha”!

Santander negociava assumir Cruzeiro

Valor - Vanessa Adachi - 13 de setembro de 2012

Um candidato até então tido como improvável negociava na noite de ontem assumir o controle do Banco Cruzeiro do Sul, sob intervenção do Banco Central (BC). O Santander Brasil, de capital espanhol, mantinha conversas com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o administrador do Cruzeiro nomeado pelo BC, na tentativa de chegar a um acordo. Em caso de sucesso, a operação poderia ser anunciada na manhã de hoje, mas o desfecho ainda era incerto até o fechamento desta edição.

Se não houver acordo, o Cruzeiro deve ser liquidado. Ontem era a data-limite dada pelo FGC para se chegar a um modelo de salvamento para o banco.

O Santander foi um dos bancos que acessou o data room da venda do Cruzeiro. Mas desde o princípio do processo demonstrava pouco ou nenhum apetite pela transação porque o modelo de negócios do Cruzeiro, de venda de crédito consignado por meio de correspondentes bancários, fora da rede de agências, não agrada o banco espanhol.

É possível, portanto, que o Santander tenha enxergado alguma vantagem exclusivamente financeira na operação.

O FGC havia fixado a sexta-feira, 7 de setembro, como prazo final para que eventuais interessados apresentassem suas propostas. No entanto, ninguém se manifestou. A partir daí, o FGC passou a procurar alguns dos bancos que haviam acessado o data room para ouvir deles se reconsiderariam a transação caso obtivessem melhores condições.

A aposta de analistas e banqueiros era que,
se alguém fosse assumir o Cruzeiro,
seria Bradesco ou BTG Pactual.


O FGC tinha até uma da manhã de hoje pelo horário de Brasília (meia-noite em Nova York) para fechar a oferta de compra de bônus de dívida externa do Cruzeiro. Ontem, o Fundo renegociou a extensão desse prazo para hoje, na esperança de concluir a venda do banco para o Santander. A oferta foi coordenada por Bank of America Merrill Lynch e HSBC. No processo de venda do controle o FGC não conta com assessoria financeira externa.

O sucesso da oferta de bônus e a compra do controle por outra instituição eram as duas pré-condições que precisavam ser alcançadas simultaneamente para que o Cruzeiro não fosse liquidado.

Segundo pessoas par do tema, a adesão à oferta de compra dos bônus, com desconto médio de 49,3% sobre o valor de face, superou os 80% e se aproximou dos 90% fixados como piso pelo FGC. Ainda assim, o Fundo considerou esse percentual de adesão suficiente.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk comico Esse comentario

      Excluir
    2. Frederico, como uma pessoa normal, não Marxista, acho que você é um imbecil completo. FIM AOS IMBECIS!!!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Eu acho que um banco como o Bcsul não deveria ser liquidado e sim vendido para um banco que possa valorizar os investimentos e o Bcsul voltar a ser um banco como era antes de ótimos rendimentos

    ResponderExcluir
  3. tenho certeza que o bradesco comprou o santander brasil, isso já esta claro nos bastidores do banco, so hoje foram demitidos varios funcionarios e estima-se que em janeiro a noticia vai ser data p/ a midia.

    ResponderExcluir
  4. Está estimado que o Santander demita 4 mil funcionários até dia 10 de dezembro. uma falta de respeito com o Brasil e se realmente foi vendido para o bradesco, prova que não está nem aí para tais funcionários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda que o Bradesco não tem caixa para comprar um Banco do tamanho do Santander, isso é conversa de rádio pião que não tem o que fazer.
      Odair

      Excluir
  5. Engraçado, pois no meio do ano o Santander fez vários processos seletivos em diferentes cidades do país e agora tem gente dizendo que o banco foi vendido? Pra que então ter gasto com seleção de novos funcionários??? Pode até ser, mas não acredito...

    ResponderExcluir
  6. Participei da seleção para entrar no santander e agora que dizer que foi atoa.????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Eu tb participei e ainda não fui chamada. O Santander não está a venda e não fez seleção à toa. Cambada de baderneiro com essa conversa sem fundamento. Rádio peão, isso sim. Quero ver alguém escrever aqui alguma certeza, pq suposições não compram nada!

      Excluir
  7. fiquei sabendo que quue este anuncio vai ser feito em março no aniversario do bradesco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ficou sabendo como ? fonte do bradesco ou santander ? os boatos estao fortes dentro do santander...muitos dão a venda como certa, outros tantos não acreditam...mas já diz o ditado, "onde há fumaça, há fogo", veremos...

      Excluir
  8. ouvi dizer que eh em março mesmo, parece que foi troca de açoes internacionais entre as partes. no caso dos funcionarios, só serao instruidos sobre as regras internas da nova instituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu as notícias de que o presidente do Santander esteve com a Dilma esta semana e as declarações que ele deu? O que vc ouviu dizer, ouviu errado! O povo fala demais e o pior: td sem certeza! Vc deveria pesquisar antes de ficar falando boatos sem pé nem cabeça! Ah, e fica a dica: procure fontes seguras e confiáveis, ok?

      Excluir