segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crepúsculo do Pão de Açúcar

Sinal dos tempos na Praça Panamericana

No final da tarde deste domingo, como fazemos toda semana, fui levar o lixo reciclado para o Pão de Açúcar da Praça Panamericana. É um ritual melhor do que deixar para a prefeitura recolher o lixo, por que a prefeitura mistura tudo, enquanto o Pão de Açúcar mantém o lixo separado como fazemos durante a semana.

Para minha surpresa, três grandes árvores que existem no estacionamento estavam “severamente podadas”, isto é, cortadas sem deixar uma folha sequer. É claro que as folhas voltarão a brotar, mas não sei quanto tempo demorará para as árvores voltarem a ficar bonitas.

Não resisti e, depois de entregar os sacos de lixos separados, peguei o celular para tirar fotos das árvores podadas.
Para contrastar, o sol estava muito bonito e o céu colorido no seu crepúsculo.




Vejam esta outra foto das árvores podadas. Vertical dá mais impacto.



Depois das fotos, fui fazer nossas compras para complementar a feira.

Ao mesmo tempo fiquei pensando sobre o significado daquelas árvores cortadas. Em dez anos que compramos ali, sempre vimos os pássaros serem alimentados no estacionamento e as árvores serem bem cuidadas. Desta vez, creio que a intenção foi boa, mas a intensidade da poda foi um pouco pesada.

Será que tem a ver com a nova administração do Grupo Pão de Açúcar?
Agora que tem novo dono?

Lembrei-me que nesta mesma praça existia um Supermercado Sé, que foi comprado pelo Pão de Açúcar e agora é Extra, todos do Casino. Tinha uma agência antiga do Unibanco que agora é Itaú, em frente a outra agência do Itaú. Tinha uma Agência do Banco Noroeste, que agora é Santander, bem perto de outra agência do Santander, que antigamente era Banespa.

Quem ganhou e quem perdeu com tantas mudanças?
Os únicos que não mudaram de dono foram o Bradesco, a Doceira Lelo e o McDonald.
As mudanças econômicas do Brasil estão bem presentes na Praça Panamericana.



E este por do sol no Pão de Açúcar, com estas árvores cortadas e este céu diferente, pode estar querendo dizer novas coisas que a gente não consegue entender.

Com o tempo a gente vai ficar sabendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário