sábado, 14 de julho de 2012

Eleazar de Carvalho - 100 Anos

Você já ouviu falar de Iguatu?

Pois é, Eleazar de Carvalho foi o mais importante regente que o Brasil já produziu. Mas ele não nasceu em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre, ele nasceu em Iguatu, pequena cidade no interior do Ceará, no dia 28 de junho de 1912.

Iguatu também é terra natal de outro músico célebre, o compositor e letrista Humberto Teixeira (1915-79) – grande parceiro de Luiz Gonzaga em clássicos inesquecíveis de nosso cancioneiro, como ASA BRANCA.

Qual seria o ambiente cultural que permitiu, nos confins do Ceará, do início do século XX, que esses dois talentos natos tivessem contato com a música e pudessem desenvolver suas aptidões? Como em muitas cidades do interior de todo o Brasil, foi o ambiente das tradicionais bandas, militares ou de coreto.

Eleazar de Carvalho viajou pelo mundo comandando os mais admiráveis conjuntos sinfônicos de sua época, ao mesmo tempo em que dedicou grande interesse e energia à vida musical brasileira. Atuou ainda como instrumentista, compositor e professor, tendo orientado alguns dos principais nomes da regência da atualidade.

Em 2012, ano que marca o centenário de seu nascimento, é uma boa data para recuperarmos um pouco de seu legado.

A OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo organizou um ano de comemorações do Centenário de Eleazar de Carvalho, contando com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura.

Além de vários concertos especiais, a OSESP também organizou a publicação de um Caderno Especial sobre Eleazar de Carvalho. Eu solicitei acesso on-line ao texto, mas não recebi resposta.

Assim mesmo, resolvi adaptar alguns textos e divulga-los neste blog.

Afinal, além de ter assistido a vários concertos de Eleazar de Carvalho, meu irmão tocou em um dos Festivais de Campo de Jordão, onde estivemos presentes, e tive a grata satisfação de conviver com seu filho,Eleazar de Carvalho Filho, quando este foi presidente do BNDES e eu fazia parte do Conselho de Administração do Banco. O filho é tão educado quanto o pai, embora não tenha nascido em Iguatu, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário