UFC – Ultimate Fighting Championship
Não sei o que simboliza esta tal de UFC, mas estou muito triste com o fato de a Folha de São Paulo de ontem, 29/06/2012, ter deixado seu espaço nobre do jornal, para colocar propaganda de violência, nas páginas dois e três.
Duas páginas inteiras fazendo propaganda da tal UFC e da Gillette. Com a foto de – Vitor “The Phenom” Belfort – lutador peso médio do UFC e ex-campeão dos meio-pesados.
É uma apelação para o leitor nobre do jornal ter que ver a tal propaganda.
O curioso é que na página 5, que seria a página 3, normal, há o ótimo artigo de Maria Alice Setúbal, com o título:
“O PAPEL ESTRATÉGICO DA EDUCAÇÃO”.
Do ponto de vista comercial, a Folha pode usar seu espaço como quiser, mas, do ponto de vista de “um jornal formador de opinião, um jornal com a tradição da Folha”, não combina com este tipo de propaganda nas páginas nobres.
No plebiscito sobre o acesso às armas de fogo, a Folha, mantendo sua tradição educativa, foi contra a liberação da arma de fogo. Usei a Folha para fazer campanha contra as armas de fogo. Perdemos o plebiscito e a violência só aumentou. Agora até policiais são caçados por bandidos.
Outra questão curiosa, é o fato de esta propaganda ser logo depois da Rio + 20, quando a Folha, mais uma vez, foi muito didática e educativa. A violência entre pessoas é tão negativa ao meio ambiente, quanto à poluição e a destruição das matas.
A área comercial da Folha que nos desculpe, mas deve existir propaganda limpa e propaganda suja. Neste caso da propaganda da Gillette e da tal UFC, foi propaganda suja. Pegou mal.
Quero fazer aqui o uso das sábias palavras de Maria Alice Setúbal:
“É chegado o momento de um Grande Pacto pela EDUCAÇÃO, capitaneado pela Presidência da República, com as ações tendo foco nos professores”.
E complemento: E todos os formadores de opinião.
Como sempre disse um velho sindicalista: “Orai e Vigiai, sempre”
E ainda ontem, coloquei no blog, parafraseando Caetano Veloso:
“É preciso estar atento e forte...”
Com certeza, o Brasil e o Mundo, agradecerão se órgãos importantes como a Folha, priorizarem atividades e propagandas Educativas, em detrimento do “vale tudo pelo dinheiro”. Jesus já dizia: “Nem só de pão vive o homem”.
A Folha da “Campanha das Diretas”, foi a luz que iluminou o Brasil, naquele período.
P.S.:
Aproveito para lembrar ao pessoal da Folha que este blog é visitado por gente de todos os continentes. Ainda ontem tivemos a importante visita de Seis Pessoas dos TERRITÓRIOS PALESTINOS, o que representa o 73o. País.
Já tivemos centenas de visitas de Israel e agora tivemos visitas da Índia, China, Rússia, Suíça, Reino Unido, França, Canadá, Alemanha e Estados Unidos. Já estamos chegando aos cem mil acessos.
Vejam o quanto a Folha pode ajudar sendo Educativa...
Boa, Gilmar. Um cruzado! De esquerda!
ResponderExcluir