segunda-feira, 25 de junho de 2012

Com Calma e Firmeza

É a conjuntura, estúpido!

Na eleição de Clinton, a frase que ficou célebre foi “É a economia, estúpido!” para mostrar o porquê Clinton estava ganhando as eleições, apesar dos seus desvios sexuais. Atualmente, mesmo a economia “andando de lado”, tanto nos Estados Unidos, como no mundo, há outros fatores que estão pesando muito. “É a conjuntura, Estúpido!”

E o que é a Conjuntura? É a soma de tudo, ou, mais do que a soma de tudo, é o segredo dos marqueteiros, que fazem pesquisas de mercado para identificar o que o eleitorado está “dizendo”.

Nas eleições presidenciais de 2010, Serra tentou ganhar se aliando à extrema direita no combate ao aborto e ao ateísmo de Dilma. Ganhou votos de fiéis ortodoxos, mas perdeu votos na classe média e perdeu a eleição. Tudo isto para fugir da Economia.

Tivemos um fim-de-semana cheio de informações importantes para compor a Conjuntura.

Hoje, vindo para o Centro de São Paulo, ouvi um bom comentário de Miriam Leitão, na CBN, onde ela destacava que “estava concordando 100% como o governo Dilma está lidando com o Golpe no Paraguai. E completou: Com “Calma e Firmeza”.

Fiquei pensando sobre estas palavras de Miriam Leitão. Até por que eu comprei o livro “O Cerco de Leningrado” e estou com dificuldade de entender a “Calma e Firmeza” das partes naquela guerra.

Calma e Firmeza podem nos ajudar em muitas coisas, como:

1 – No primeiro jogo do Corinthians contra o Boca, lá na Bombonera. Se o Corinthians tiver a calma e a firmeza que teve no jogo na Vila Belmiro, pode sair com um empate ou uma vitória. É preciso ter fé, esperança e amor à camisa. São 60 anos de espera. Pode valer a espera!

2 – No domingo tirei muitas fotos dos Ipês da Vila Madalena, até convidei Marisa Monte para tomar um café no Dely Paris e visitar as lojas. Confesso que fiquei com medo dos bandidos e dos arrastões. Mas ontem, a Polícia prendeu alguns bandidos. Bastou ter “calma e firmeza”.

3 – Os partidos realizaram suas convenções e o PT ainda não definiu seu “novo/nova” vice. Com Maluf embolando o meio de campo, ficou tudo confuso e Chalita declarou que ele é o novo. Novo? Novo, nós precisamos é de um “Programa Mínimo de Governo”, com pessoas que tenham o compromisso de cumprir. Isto está muito difícil de achar.

4 – Com o Golpe no Paraguai e o resultado das eleições no Egito
, ficamos vendo o quanto a Democracia ainda é frágil. Instrumento de conveniência das pessoas e países. Se a ONU funcionasse, o mundo sofreria menos. Enquanto a ONU não funciona, continua valendo o “BIG STICK”. O Brasil tem contribuído para o diálogo ser mais democrático e plural, mas não é fácil.

5 – Enquanto a Crise Europeia continua, mesmo faltando pão, o povo se diverte com o circo. E, já que na Economia todos estão perdendo para a Alemanha, quem sabe no Futebol da Eurocopa, Espanha, Portugal ou Itália consiga ganhar da Alemanha e ser campeão da Eurocopa?

6 – Como já está tarde e ainda não tive tempo de “revelar as fotos”, vou mostrar música.
Ultimamente os programas de rádio estão melhorando. Além de música clássica na Cultura FM, temos a Eldorado Conecta, a Rádio USP com Milton Parron, e mesmo a Rádio Estadão-ESPN tem melhorado o noticiário e os comentários. O noticiário está melhor do que os políticos e a imprensa escrita.

Hoje estava tocando na Eldorado Conecta, Mr. Robinson, mas a que vou mostrar é uma homenagem a Milton Parron, que tocou Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. Tocou uma versão de “Tico Tico no Fubá” muito bonita. Não achei no youtube, mas achei esta versão maravilhosa de Villa Lobos.

Raridade!

Bachiana Brasileira Nº 5 - Orquestra Tabajara



Se, além de ter Calma e Firmeza, também aprendermos a gostar das flores e das músicas, o mundo e nossas cidades podem ficar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário