sexta-feira, 13 de abril de 2012

E os funcionários do Santander?

Serão tratados com Dignidade?

Depois do trauma do Banespa, o pessoal do Santander, mesmo a maioria não tendo vivido a privatização, começa a viver a ansiedade e a dúvida se seu banco vai ser vendido ou não.

Eu já tinha sido procurado por clientes, querendo saber se continuam correntista ou não. Na oportunidade, respondi que o banco continuaria no Brasil, por ser sua principal fonte de lucro. Maior mesmo que a Espanha, onde é originário e tem sua matriz.

Como a notícia saiu no Estadão e, até agora, não foi negada oficialmente por nenhum banco citado.
É bom todo mundo botar a barba de molho. Funcionários, clientes, acionistas brasileiros e internacionais.

Quando FHC fez a farra das privatizações dos bancos estaduais
, a maior mobilização nacional em defesa do Banco, foi do pessoal do Banespa. Até Mario Covas, quando era candidato, assinou documento declarando que não privatizaria o Banespa. Poucos anos depois, entregou os pontos para Malan e os neoliberais do governo FHC, e autorizou a privatização do Banespa.

O Santander comprou o Banespa por uma pechincha e recuperou o investimento em menos de cinco anos.

Os funcionários do Banco do Brasil
começam a perguntar se os funcionários do Santander serão obrigados a fazer “concurso público” ou não. Ou o quê é pior, se a lei não permitir incorporar funcionários privados, se eles serão DEMITIDOS. Já houve o precedente da Nossa Caixa, mas era um banco público e os funcionários eram concursados.

Já o pessoal do Bradesco, está comemorando por que assim passariam o Itaú. Só não podem comemorar antes da hora. Afinal, o Itaú é um banco que joga pesado quando quer comprar um concorrente.

O “mercado financeiro”, as Bolsas, os Sindicatos de Bancários do Brasil, da Espanha, da América Latina e do Mundo, além dos funcionários do Santander, viverão um período de incertezas.

É a “doença espanhola” chegando ao Brasil e ao Mundo.
Que tristeza!

Como ajudar a Espanha, o Santander na Espanha, sem prejudicar os brasileiros?
Esta é uma grande questão.
Creio que o governo brasileiro também deveria se posicionar.
Democracia pressupõe liberdade de informação para todos.



11 comentários:

  1. Acho difícil o BB comprar. As dificuldades de ordem legal são muitas. Até com a Nossa Caixa, banco público, foi bem complicado. Comprar e demitir TODOS os funcionários de uma vez? Loucura. Não só pela questão social, também pela solução de continuidade.

    O Bradesco eu não sei bem como faz com os funcionários, quando incorpora outro banco. Quero crer que não é pior que o Itaú. Gilmar, ex-Banerj, há de lembrar o HORROR que foi por lá.

    ResponderExcluir
  2. Não acho dificl o BB comprar, pois já comprou a BV, comprou o Besc e os 3.500 funcionários migraram de estaduais pra federais. Para os banespianos da ativa e aposentados é melhor op Bradesco ou BB que o Santander cuja credibilidade está em baixa.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Gilmar, gostaria de mencionar que o Santander não pagou para adquirir o BANESPA. Fernando Henrique Cardoso e Cia. deram dinheiro ao Santander para comprar o Banespa. Nessa maracutaia entraram os “Títulos Inegociáveis” (juros de 12% a.a. e correção pelo IGP-DI) no valor aproximado de cinco bilhões, de emissão autorizada pelo Senado para cobrir as aposentadorias e respectivos reajustes anuais de 15.500 idosos. E, também, o valor do imposto de renda recolhido pelo BACEN sobre as folhas de pagamento e não repassado à Receita Federal. E mais outros créditos referentes a balanços não publicados. Entre em contato com nossas associações e obterá maiores informações a respeito. Sobre os títulos não se tem mais notícias. O Santander deixou-nos cinco anos com “Reajuste ZERO”. Nossas aposentadorias foram reduzidas em 50%. Veja o vídeo: “Banespa e Santander = A total exclusão dos aposentados”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSES MERDAS DE APOSENTADOS DESDE SEMPRE QUERIAM A RUÍNA DO BANCO QUE HONRA O PAGAMENTO DAS APOSENTADORIAS DESSES MERDAS QUE ACHAVAM QUE ERAM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E UM DIA FORAM VENDIDOS E HOJE MORREM DE PAIXÃO PELO BANESPA UM BANQUINHO QUE TIRAVA O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE PAULISTA PRA EMPRESTAR AOS APADRINHADOS DE QUERCIA E COMPANHIA ALEM DE TEREM CRIADOS UMA TAL DE BANESER O BRAÇO DO CABIDE DE EMPREGO, ERA POR ALI QUE A MAIORIA DESSES MERDAS ENTRAVAM NO BANESPA PELA TERCEIRIZADA DO GRUPO.

      Excluir
  4. Além da caixa que era banco público, o Banco do Brasil incorporou o BESC também publico, comprou o Banco Votorantim SA que era um banco privado brasileiro, além do EUROBANK que era um privado da Flórida nos Estados Unidos.
    Em nenhum deles houve demissões em massa.

    ResponderExcluir
  5. SE FOR VERDADE , É UMA VERDADEIRA PALHAÇADA. ALÉM DO SANTANDER , NÃO CONSEGUIR LEVANTAR SUA MATRIZ, VAI É QUEBRAR DE UMA VEZ SÓ . A ESPANHA BEM COMO A EUROPA INTEIRA ESTÁ QUEBRADA. EU E UM GRUPO DE 9 AMIGOS ESTAMOS FAZENDO O QUE PODEMOS , INDO VIAJAR PARA A ESPANHA , COMPRANDO PRODUTOS ESPANHÓIS AQUI NO BRASIL, MAS VENDER O BANCO SERIA AO MEU VER UMA LOUCURA. O BRASIL AINDA NÃO ESTÁ TÃO GRANDE ASSIM PARA ABSORVER MAIS ESSA AQUISIÇÃO. ISSO SEM CONTAR AS DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS E IMPOSTAS AOS SEUS FUNCIONÁRIOS, O QUE CRIARIA UM VERDADEIRO MASSACRE SOCIAL AQUI NO BRASIL, COM A DISPENSA DE MILHARES DE FUNCIONÁRIOS DO BANCO, BEM COMO DE FECHAMENTO DE AGENCIAS. EU VOU CONTINUAR A ACREDITAR NO BANCO E NOS ESPANHOIS , PORQUE EM BRADESCO , BANCO DO BRASIL E ETC. NÃO CONFIO MESMO , ALEM DO QUE PREFIRO ACREDITAR NA PALAVRA DE EUROPEUS QUEBRADOS , DO QUE EM MUITAS PALAVRAS DE POLÍTICOS E BRASILEIROS QUE QUEREM SÓ CONVERSA .

    ResponderExcluir
  6. Não, naão..... De novo NÃO !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. VILCINEU, voce confundiu tudo, nao faz sentido o que está falando, precisa ler e entender melhor.

    ResponderExcluir
  8. BB fora da competição pelo Santander veto da presidente Dilma informem se .

    ResponderExcluir
  9. Bem, estou torcendo para o banco Santander ser vendido... Tive vários problemas com eles rsrs. Sei que o Banco tem uma divida imensa para ser quitada neste final de ano e eles não conseguiram obter todo o montante do dinheiro porque sua exploração aqui no Brasil não foi Suficiente rsrs

    ResponderExcluir