quarta-feira, 4 de abril de 2012

Banqueiros com Governo

E os Bancários e a Sociedade?

Vejam a matéria que saiu no jornal Valor de hoje:

“Fazenda e bancos vão estudar spread

Valor – 04/04/12

Enquanto tenta pressionar os spreads dos bancos privados com um pacote de corte de taxas de juros do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal - a ser anunciado depois da Páscoa -, o governo vai criar um grupo de trabalho com os bancos para fazer uma análise estrutural do spread bancário e buscar propostas para baixá-lo.

O grupo será formado por técnicos do Ministério da Fazenda e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A decisão foi tomada na reunião entre o ministro Guido Mantega (Fazenda) e os principais banqueiros do país, na semana passada, em Brasília.

Os banqueiros saíram do encontro, que foi mantido sob sigilo pelo ministério, com a impressão de que não haverá "canetadas" do governo para tentar forçar os spreads para baixo e que a solução será negociada.

Em relação ao pacote em elaboração por Caixa e BB, a mensagem transmitida aos banqueiros do Bradesco, do Itaú Unibanco e do Santander é que caberá a eles decidir o que fazer diante do exemplo que será dado pelas instituições federais.

Não é difícil imaginar o que constará da agenda do grupo de trabalho a ser formado: cunha fiscal, compulsório e inadimplência deverão ser amplamente debatidos.”

Os Bancários e a Sociedade também querem saber:
- Os juros vão baixar de verdade?
- E a terceirização?
- E as metas abusivas?
- E o assédio moral?
- E o imposto de renda na PLR?

Estes cinco bancos representam mais de 80% de tudo no Sistema Financeiro Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário