quarta-feira, 28 de março de 2012

Dilma valoriza a Arte e a Cultura

Sempre visita Museus e Centros Culturais

Além de governar bem o Brasil, sempre que Dilma viaja eu fico curioso sobre como será sua agenda cultural. Desde segunda-feira estava querendo escrever sobre qual seria a agenda cultural desta viagem à Índia. Finalmente saiu a primeira informação.

A primeira parada cultural foi “A Espanha Muçulmana”. Verdadeira obra de arte e mistura de civilizações. A Espanha é uma das Esquinas do Mundo e viveu sob trezentos anos de ocupação muçulmana. Não foi pouca coisa. Daí que vem o conservadorismo católico. Herança da guerra de libertação religiosa.

Vou pedir para o pessoal de Dilma divulgar a agenda na Índia. Tem muita coisa para ver, mesmo que tenha que ficar mais um dia ou dois. Vale a pena. Depois ela vem ver a exposição da Índia no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo.

Agora vejam a Agenda Cultural em Granada, terra dos sonhos...

Em viagem à Índia, Dilma faz pausa turística na Espanha


Folha SP, 28/03/12

A presidente Dilma Rousseff aproveitou novamente uma escala técnica em viagem ao exterior para fazer turismo fora da agenda - e longe dos jornalistas.

Rumo à cúpula dos Brics em Nova Déli, Dilma parou em Granada (sul da Espanha), cidade que guarda o palácio da Alhambra, tesouro arquitetônico do país.

O Airbus presidencial, que não tem autonomia para viagens acima de 8.500 km, reabasteceu em Granada anteontem. Dilma e comitiva aproveitaram. Após almoço num restaurante local, ela conheceu Alhambra, que começou a ser construído no século 9º e é um dos monumentos máximos da cultura árabe na península Ibérica.

Segundo registro do site oficial do monumento, Dilma se confessou uma "apaixonada pela arte hispano-muçulmana" - o passeio foi realizado na companhia de outros turistas e de um funcionário especialista em arqueologia.
Além de ministros e governadores, a filha de Dilma, Paula, integra a comitiva.

No mês passado, Dilma parou no Porto (Portugal) para uma escala de volta de reunião na Alemanha e aproveitou para ir comer bacalhau num famoso restaurante local. Em 2011, foi conhecer um museu em Atenas numa escala a caminho da China.
O Planalto não quis comentar se a escolha das escalas, obrigatórias, obedece a pedidos da presidente para as visitas. O grupo chegou no final da manhã à Espanha e partiu por volta das 23h.

Dilma tinha a opção de pernoitar na cidade, mas preferiu seguir viagem - ela chegou cerca de dez horas antes do esperado à Índia.

Dilma inicia a viagem de retorno no próximo sábado. Ainda não foi divulgada qual será a escala técnica.

Placido Domingo sings Granada in Wroclaw


Nenhum comentário:

Postar um comentário