domingo, 22 de janeiro de 2012

Eu queria falar do Judiciário

Do legal e do legítimo

O mundo dos advogados, dos juízes, dos promotores, desembargadores, e tudo mais que no Brasil se exige diploma de advogado, é um mundo à parte. Este é um mundo protegido pela Constituição brasileira, é como dizem na imprensa, é a corporação que tem mais força do que os demais profissionais do Brasil. É uma herança da monarquia...

Uma vez, estávamos fazendo um curso de Qualidade Total no Japão.
Éramos mais de trinta pessoas, a quase totalidade era de executivos das grandes empresas brasileiras.

E o professor japonês, engenheiro premiado em gestão de qualidade, perguntou aos presentes: Quantos advogados têm no Brasil?

Naquela época, o Brasil tinha bem menos advogados do que agora, mas, as pessoas responderam: Devem ser por volta de trezentos mil advogados.

Trezentos mil? Perguntou o professor japonês, assustado.

E vocês sabem quantos advogados temos no Japão? E nenhum brasileiro sabia...

O professor japonês respondeu: Temos no Japão, trinta mil advogados,
e achamos que temos advogados demais!

Os brasileiros, assustados com o número tão pequeno de advogados no Japão, perguntaram: Mas o Japão é um dos países mais ricos do mundo e negocia com todos os países, como voces fazem isto com tão poucos advogados?

O professor japonês pacientemente esclareceu:
- Aqui a palavra vale! As pessoas cumprem o que combina.
E quando não cumpre o combinado, recorremos a alguém reconhecido pelas partes, que não precisa ser nenhum advogado, basta ser alguém idôneo.

É a diferença entre o legal e o legítimo.
Tão simples e tão distante da nossa realidade brasileira.

Eu acho que na China também deve ter muito pouco advogados.
Mas a China é outra história...

Um comentário:

  1. bom dia gostaria de orientaçao pois tenho um processo trabalhista que a dez anos esta enrolado o precesso ja foi ganho mas esta na civil para poder receber pois a empres alegou falencia (falencia fraudulenta pois continua em atividade e no mesmo ramo. empresa Gigo & cia; estou pedindo ajuda a quem possa me ajudar ou indicar com quem; meu nome e´ Gary Bruno claure me ajude meu endereço gary.bruno@hotmail.com

    ResponderExcluir