segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As Flores e os Lugares

Rosebud e as Boninas

Estas flores (as boninas), estão presentes em várias regiões da Terra. Elas se reproduzem com muita facilidade e, em lugares mais quentes, podem virar pragas. Mas não são tão perigosas quanto os seres humanos, que se espalharam pela Terra, comprometendo sua sobrevivência.

"O nome desta flor é Maravilha (Mirabilis jalapa) e também é chamada de Jalapa, Bonina, Boas-Noites, Belas-Noites, Beijos-de-Frade, entre vários outros. Em espanhol é chamada de Dondiego-de-Noche, Jazmín-Rústico, Donpedros, Periquitos, entre outros. Em inglês é chamada de Four-o’clock flower. O nome científico Mirabilis quer dizer Maravilhoso, em latim, e Jalapa é uma região do México onde foi descrita pela primeira vez pela ciência."

Vejam como elas são variadas, embora brotem no mesmo pé:



Descobri que em determinada hora do dia, as flores se abrem. Em outras horas do dia, quando eu passo em frente da casa, os botões estão fechados. Deve ter influência da temperatura e da claridade.


O curioso é que, além de flores variadas, esta planta tem uma semente muito peculiar.

Cada flor gera um grão, que nasce verde e depois vai ficando bem preto e enrugado.


Estas sementes se espalham pelo chão, multiplicando as plantas, as flores e novas sementes...

Este tipo flor é relativamente comum na Vila Madalena.

Mas, quando eu perguntei o nome da planta para a vizinha, proprietária do jardim, ela respondeu-me que não sabia o nome,

que a planta nasceu sozinha e que agora as outras vizinhas também gostam de levar sementes para plantar.

Eu ponderei que quando eu era criança, lá em Serrinha, Bahia, era comum a gente encontrar este tipo de planta por toda parte. Nós a chamávamos de BONINAS! Mais de cinqüenta anos depois, eu encontro o mesmo tipo de planta, a mais de dois mil quilômetros de distância e ao lado da nossa casa. A Vila Madalena faz o Brasil e o Mundo ficarem pequenos.

Boninas. Quando eu fui testar no Google se este nome dizia alguma coisa, descobri um histórico imenso. Um parágrafo eu coloquei na introdução. Nós temos um livro sobre as plantas brasileiras, que tem mais de mil páginas, mas o catálogo é só com nomes científicos. Lamentável! Ainda bem que apareceu o Google!

As Boninas são como o “Rosebud”, do filme Cidadão Kane,
só quem conhece a história do filme, pode ter idéia da importância do objeto. Ou das flores...

P.S.: Estou devendo agradecimentos ao pessoal da Dinamarca, Holanda, Índia, Rússia, Japão, Moçambique e Chile.
Eles andavam sumidos e aparecerem. Não sei se foram por causa das flores.
Mas fico muito contente com a média de oito países visitando o blog todo dia.
Que as flores se sobreponham a indiferença dos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário