terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mensagem de um Corinthiano

Homenagem a Dr. Sócrates Brasileiro

Não costumo falar de futebol neste blog, mas depois de passar um ano sofrendo acompanhando a instabilidade do técnico e do time do Corinthians, ao ver dois fatos tão importantes acontecerem neste domingo e depois receber hoje esta mensagem de um corinthiano fanático, como Flávio Monteiro Moraes, achei que valia a pena reproduzi-la para vocês.
Afinal, corinthiano é assim, gente que age mais pelo coração e sentimentos do que pela fria racionalidade. Gente que valoriza a amizade e o companheirismo.

Todo o time do Corinthians, na época da Democracia Corinthiana nos ajudou quando a Ditadura Militar interveio no nosso Sindicato dos Bancários de São Paulo. Depois contaremos detalhes deste apoio.
Aqui a prioridade é a homenagem ao campeão que partiu e aos campeões que ficaram.
Vejam a carta de Flavio:

“Doutor eterno, doutor.

Sábio, habilidoso, medico, culto, corinthiano. Tudo isto é o nosso doutor Sócrates,
Como diria o poeta:
“E o povo não acreditou na historia que eles viram na TV e o Doutor conseguiu o que queria quando criou a democracia para ajudar todo este povo que só faz lutar para vencer....”
Não foi bem assim, mas bem que poderia ter sido.

Sua ideologia e sua inteligência criaram a Democracia Corinthiana, que retomou a Democracia Brasileira. Devemos muito ao Sócrates, brasileiro até no nome, corinthiano até na alma.

Sabia que sua morte traria a tristeza de uma nação e escolheu o dia em que a nação comemoraria o penta campeonato brasileiro. O título não acabou com a dor de perder o doutor , mas ajudou a diminuir a falta de suas jogadas de mestre, do seu calcanhar mágico da sua classe e elegância de jogar futebol.

Parabéns Corinthians pelo penta campeonato, você corinthians continua emocionando uma nação que torce a seu favor e que vibra, que chora e que FICA FELIZ. Uma nação que comemora titulo como nenhuma outra torcida se atreve a fazer. E mais uma vez como diria o doutor: “ser corinthiano é ir além de ser ou não ser brasileiro...”.

Obrigado Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, herdastes o nome do pai da filosofia e tornou-se o pai da democracia. Um nome tão extenso para uma vida tão curta, já deixaste a saudade de sua arte, mas também deixaste eternizado seus gols, seus atos, sua democracia.

Vai doutor, segue teu caminho e vai se juntar a outros imortais da bola, da musica, da vida, vai faz uma tabelinha com Garrincha, fazer uma parceria com Renato Russo, e o seu legado será tratado como manda a democracia. Democracia que você doutor ajudou a implantar nesta Nação, através da outra nação, a Nação Corinthiana.

Flavio Monteiro Moraes”

Um comentário:

  1. Belíssima homenagem ao Sócrates...

    O Doutor era um tipo raro de jogador, aquele que faz um gol de letra contra o seu time e você o aplaude efusivamente.

    Nem tanto pelo gol de letra... mas foi do Doutor! E aplaudimos.

    Porque Sócrates foi um ícone na retomada da Democracia Brasileira, que fez seus primeiros passos na Democracia Corintiana.

    Parabéns, Doutor! Sua passagem nessa encarnação foi suprema...

    ResponderExcluir