sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Geórgia é o país no. 50 neste Blog

O mundo fica pequeno na Internet

Quando se fala em Geórgia, automaticamente lembramos da música de Ray Charles e dos Estados Unidos. Mas, antes deles existirem, já existia a Geórgia. Este país milenar localizado numa região que sempre foi uma encruzilhada do mundo. Vocês já pensaram o que é estar entre a Rússia, a Turquia, o Azerbaijão e a Armênia? Toda época de guerra, lá vem as tropas de um ou outro país ou tribo passando pela Geórgia para invadir outros países.

E alguém na Geórgia acessou este blog. Não deixa de ser interessante ver pessoas da Geórgia, da Ucrânia, da Suécia e Cingapura, além dos países mais conhecidos que acessam quase diariamente este blog. Devem ser pessoas que gostam de flores, história, cultura, economia e sindicalismo. O blog é para isto mesmo, aproximar o mundo. Sejam bem vindos. Os únicos países que nunca deram notícias são os árabes. Não sei por que.

Conheçam um pouco da Geórgia:

A Geórgia (em georgiano: საქართველო, transl. Sakartvelo) é uma pequena república do Cáucaso localizada na fronteira entre Europa e Ásia. Limita a norte e a leste com a Rússia, a leste e a sul com o Azerbaijão, a sul com a Arménia e a Turquia e a oeste com o mar Negro. Sua capital é Tbilisi. Considerada uma nação transcontinental, a Geórgia é membro do Conselho da Europa desde 27 de abril de 1999. O país se integrou à Comunidade de Estados Independentes em 1994, mas o seu parlamento aprovou por unanimidade em 14 de agosto de 2008 a sua saída da comunidade, devido ao apoio militar russo às causas de independência da Abecásia e da Ossétia do Sul.
Os georgianos chamam-se a si mesmos de ქართველები (kartvelebi) e a sua língua de ქართული (kartuli). Estes termos derivam do nome de um lendário chefe pagão, Kartlos, de quem se diz ser o "pai" dos georgianos.

A denominação estrangeira Geórgia, utilizada por grande parte das línguas do mundo, vem do persa گرجی (Gurji), por intermédio do árabe Jurj. Este por sua vez sofreu influência do prefixo grego γεωργ- (geōrg-), o que levou a se acreditar que o nome derivaria do seu santo padroeiro, São Jorge, ou do termo grego para cultivar, γεωργία (gueōrguía).

Na antiguidade, os habitantes da Geórgia eram também denominados iberos, em razão do reino caucasiano da Ibéria, que muito confundia os geógrafos antigos, que pensavam que este termo só se aplicava aos habitantes da península ibérica.
Gorj, a denominação persa para os georgianos, é também a raiz para a palavra turca Gürcü, e a russa Грузин ("Gruzin"). O nome do país é Gorjestan em persa, Gürcistan em turco, Грузия (Gruzia) em russo e גרוזיה (Gruzia) em hebraico. Outra curiosidade relacionada ao nome do país vem da palavra lobo em persa(gorg), que era por eles cultuado, daí resultando Gorjestan, "a terra dos lobos". Já a denominações em armênio para georgiano e Geórgia, respectivamente Vir e Virq, vêm de Ibéria com a perda do "i" inicial e a substituição do "b" pelo "v".

E ouçam um pouco de Ray Charles, cantando a sua Georgia
.
Mesmo que gravada no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário