segunda-feira, 7 de novembro de 2011

São Paulo poderia ser assim

A Vila Madalena ainda é

Caminhar pelas ruas da Vila Madalena possibilita encontrar belezas que, ao morador da grande maioria dos bairros de São Paulo, não existem mais. A aridez da nossa cidade tem muito de omissão e mazela da administração pública, mas tem muito também da falta de cuidado e atenção dos seus moradores.

Não jogar lixo na rua, varrer a calçada da própria casa, não estacionar o carro em qualquer lugar, preservar cantos das casas para jardins e ter vasos de flores, tudo isto pode ser feito pelos moradores, sem imposição da prefeitura. Tem gente que não faz isto alegando que não tem tempo ou que não adianta nada. Errado! Adianta sim!

Vejam estas belas orquídeas!



Não foram plantadas pela prefeitura. Foi o morador da casa que as plantou e cuida. Apesar de lindas, ninguém rouba ou arranca as flores para botar no cabelo. Ao caminhar pela rua, as pessoas diminuem o ritmo para poder ter mais tempo para admirar esta obra de arte.

Se continuar caminhando pela Vila Madalena,
você pode encontrar várias mangueiras com mangas verdes penduradas e ao alcance das mãos.


Esta mangueira está plantada numa calçada, onde qualquer pessoa pode pegar uma manga e levar para o trabalho ou para casa. Embora tenha sido plantada pelos moradores, a mangueira não é vista como “propriedade privada”, ela é da coletividade.

Quer mais?
Vejam este pé carregado de pitangas.



Como diria Chico Buarque: “que um muro alto protegia, lá cada maçã caia, de sonho e fantasia...” Não, este pé de pitanga não está protegido por muros altos, ele está também na calçada e em frente a uma casa da Vila Madalena.

Em muitas ruas da Vila você pode encontrar pés de Ipês e pés de Pitangas. Os moradores tradicionais da Vila Madalena são sábios...

Porém, em frente a este pé de pitangas, construíram um grande prédio. Um prédio de luxo com apartamentos que custam milhões de reais cada um. E na calçada deste prédio milionário não tem pé de Ipê, nem pé de manga, nem pé de pitangas...

Na calçada deste prédio, do outro lado do pé de pitangas, tem seguranças armados...

Mas, no ano que vem tem eleições para nossa prefeitura, a gente poderia escolher alguém que gostasse de flores, de frutas e de caminhadas pelas ruas da nossa cidade. E os moradores poderiam ir fazendo a sua parte. Cuidando da limpeza e da beleza de nossas ruas, de nossas casas e de nossas vidas.

Um comentário:

  1. Falar de flores faz bem à saúde!
    Além dos países tradicionais que acessam este Blog, hoje, logo após a edição com estas flores e frutos, houve quatro acessos da... ÍNDIA.
    A Natureza é internacional e a Terra é a nossa Pátria. Já valeu o dia.

    ResponderExcluir