quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Judeus, Árabes e Palestinos

Nada melhor do que uma boa música

Há tempos que o mundo vive os reflexos das brigas entre árabes, judeus e palestinos. Na verdade, em função dos romanos e de Jesus Cristo, os judeus no primeiro momento e os cristãos depois, se espalharam pelo mundo, iniciando a tal da globalização.

Esta diáspora gerou uma mistura de culturas e de ritmos musicais, universalizando as coisas bonitas. Com a ida dos judeus para a Rússia, a soma da melodia judaica com a qualidade dos compositores russos, levou a coisas como esta bela composição de Prokofiev, que ouvi hoje pela manhã na Rádio Cultura FM de São Paulo e que achei uma gravação com um grupo de jovens brasileiros no Festival de Inverno de Campos de Jordão.

A melodia é muito bonita, tem algo de árabe, muito de hebraico e a sensibilidade do compositor russo. Coube aos nossos jovens na apresentação dar uma energia que em outras gravações não aparece tanto. A pessoa que filmou não conseguiu evitar que um pedestal atrapalhasse a imagem da solista com o clarinete. Mas valeu o esforço do registro.

Uma beleza que pode contribuir para pacificar os povos de todos os continentes.


Abertura sobre Temas Hebreus

Overture on Hebrew Themes – Prokofiev
Campos de Jordão – Festival de Inverno 2010 – São Paulo

Festival de Inverno Campos do Jordão 2010
Overture on Hebrew Themes op.34
Data da apresentação: 23/07/2010
Músicos:
Cello - Moisés Ferreira
Clarinete - Paula Pires
Piano - Talita Gondim
Violino I - Thiago Teixeira
Violino II - Antonio Marcos Rodrigues
Viola - Natanael Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário