sábado, 12 de novembro de 2011

Flores, Canudo-Diploma e Música

Uma Formatura Inesquecível

Depois de seis anos de muitos estudos, noventa e três jovens vestem beca, trazem seus parentes e amigos, ouvem muitos discursos, fazem juramento e por fim recebem seus canudos, simbolizando o diploma de Médicos.

Aparentemente seria trivial, milhões de jovens se formam todos os anos. Mas para cada um deles e para seus familiares é um momento imperdível. Cada um pode dispor de quatro convites especiais para a área dos pais e avós, além das arquibancadas, que tudo junto chega a quase mil pessoas.

São flores, rojões, abraços e muitas lágrimas. Lágrimas de alegria e realização. Uma etapa cumprida!


Quando os diretores da Faculdade começam a chamar um por um para a entrega do canudo, simbolizando o diploma, a orquestra acompanha com músicas especiais e em baixo volume. Mas, provavelmente todos os familiares e amigos devem ter prestado atenção também na música do seu filho ou da sua filha.

Quando a nossa filha caminhou para receber seu canudo, a música que tocava é muito conhecida. Talvez se perguntar a ela, ela não tenha percebido qual música tocou, mas ela conhece a música desde pequena, sempre ouviu e assistiu ao filme várias vezes no sofá com os pais. Na colação de grau não era cantada, somente orquestrada, mas, entre todas as vozes que canta, uma das mais marcantes é de Frank Sinatra. E a música era “Moon River”.



Depois de todos receberem os canudos, todos os médicos e médicas desceram com flores para entregar aos pais. A Colação de Grau virou um “mar de lágrimas”, mas todos compreenderam a importância daquele momento.

Tudo isto foi na sexta-feira, dia 11/11/11. No sábado, foi dia de confraternização familiar e de se prepararem para as provas de residência que já acontecem neste domingo, dia 13. Logo depois das provas, voltam correndo para Botucatu, quando ainda terão o Jantar de Formatura e no outro dia a Grande Festa.

Haja coração!

4 comentários:

  1. Lembro-me das nossas conversas sobre os nossos filhos, ainda na época das escolhas dos cursos e dos vestibulares em outros estados. Nestas ocasiões comemorativas servem para se formar juntos, pois acompanhamos quase que disciplina a disciplina, suficiente para orgulharmos das nossas dedicações e escolhas em prol dos filhos. Parabéns a sua filha e aos pais!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gilmar!

    Que beleza! Imagino o "mar de lágrimas" que jorrou desse coração abençoado.

    Se tem um momento ímpar em nossas vidas é o dia da formatura deles.

    Meu filho mais velho, que se formou há 14 anos, conseguiu convencer os colegas a aceitarem a cerimônia no Teatro dos Bancários, em Brasília, época em que fui o Secretário-Geral da entidade. E como orador da turma, olha pra mim e diz que o local era uma "homenagem aos anos de militância de meu pai, no movimento social".

    Lendo essa sua postagem Gilmar, lembrei-me imediatamente daquele dia, e do choro que correu livre pelo rosto.

    Obrigado por me fazer lembrar de um dia maravilhoso. Parabéns pra você, sua filha e sua companheira de lutas.

    ResponderExcluir